Em breve os Trending Topics serão removidos do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Em breve os Trending Topics serão removidos do Facebook

Pois é, acabou para os Trending Topics do Facebook, a seção do site que mostrava os assuntos mais populares. Segundo um comunicado divulgado pela rede social, o recurso será removido nesta semana, como uma tentativa de agir contra as notícias falsas que são veiculadas diariamente lá.

Durante os 4 anos de funcionamento, o recurso recebeu inúmeras críticas, boa parte delas dizendo respeito ao fato de que ali eram mostrados conteúdos bem partidários, assim como notícias não muito confiáveis. Se você tem acompanhado as discussões em torno das fake news, deve entender a gravidade do problema; basta lembrar que uma vez apareceu uma matéria de um tabloide britânico que apontava que os eventos que aconteceram no dia 11 de setembro eram falsos. Complicado, né?

Assim, o Facebook decidiu remover o sistema, contribuindo para diminuir o conteúdo falso e/ou parcial sendo veiculado na plataforma. No post publicado, aponta-se também que havia poucos acessos; os Trending Topics eram menos de 1,5% dos cliques para os editores de notícias. Além disso, depois de várias pesquisas, os donos da rede social perceberam que os assuntos propagados eram considerados cada vez menos úteis pelos usuários.

Mas o que será que vai entrar no lugar? Bem, a ideia é utilizar dois novos recursos. Um deles irá possibilitar que os veículos de comunicação postem ali matérias e estará disponível nas Américas do Sul e do Norte, na Austrália, na Índia e na Europa. Já o outro ainda está sendo testado, mas deverá mostrar os acontecimentos mais recentes nas cidades das pessoas, assim como atualizações de organizações oficiais locais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.