Instagram não tem planos de voltar a mostrar postagens em ordem cronológica

1 min de leitura
Imagem de: Instagram não tem planos de voltar a mostrar postagens em ordem cronológica

Instagram parou de exibir as fotos e vídeos do feed na ordem cronológica em 2016, quando optou por utilizar um algoritmo que organiza as postagens com base no que considera mais relevante para o usuário. Quem não gosta muito desse sistema e esperava pelo retorno do modelo anterior vai levar um banho de água fria, pois o Instagram confirmou que não tem planos de voltar a mostrar o conteúdo do feed em ordem cronológica.

A informação foi dada por uma equipe da rede social que falou com o site TechCrunch. A justificativa da decisão é a mesma dada pelo Facebook; eles notaram um aumento considerável na quantidade de postagens que as pessoas visualizam e no tempo gasto no aplicativo, após o lançamento do algoritmo.

Instagram.

De acordo com o Instagram, a ordem cronológica fazia com que as pessoas perdessem entre 50% e 70% do conteúdo postado pelos amigos e conhecidos. A empresa diz que esse número caiu para apenas 10% com a mudança para o algoritmo.

A justificativa da rede social para não adicionar uma opção de feed cronológico nas configurações é por não querer adicionar mais complexidade ao aplicativo. Apesar disso, eles disseram que estão sempre escutando as críticas dos usuários que não gostam do sistema atual.

O Instagram também deu algumas explicações de como o algoritmo funciona. Ele leva em consideração três fatores principais na hora de decidir quais fotos mostrar ao usuário: o possível interesse da pessoa no conteúdo; o tempo da postagem, com prioridade para fotos e vídeos mais recentes; e o relacionamento do usuário com o perfil que publicou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.