O dia 1º de junho marca o início do mês do Orgulho LGBTQ+ e, como de praxe, o Facebook costuma participar de causas sociais com algum tipo de customização das interações na plataforma. Neste ano você pode usar mais molduras para fotos de perfil, textos e planos de fundo já adequados ao tema e filtros de realidade aumentada para o Messenger. Mas cadê a bandeira de arco-íris que a rede social ofereceu entre os botões de reação aos comentários no ano passado? Pois é, ele não vai dar as caras nesta temporada, assim como nenhuma outra opção personalizada para datas comemorativas.

Porta-voz confirmou mas não deu explicações pelo sumiço dos botões customizados

Um dos exemplos mais utilizados no Brasil foi a flor roxa de gratidão disponível, durante o Dia das Mães de 2016 e 2017. Outra mudança momentânea foram as versões em homenagem aos 50 anos de Star Trek, há dois anos, quando o “Curtir”, “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr” deram lugar a ícones que representavam a franquia de Gene Roddenberry.

Procurada pelo Business Insider para falar a respeito, a porta-voz Lisa Stratton foi categórica: “não vamos mais fazer reações personalizadas para grandes feriados ou momentos da cultura”, sem explicar muito as razões para isso. Será que assim todo mundo usava as novidades e deixava as opções normais para trás? Afinal, isso devia ser um problema para quem está sempre anotando os números na plataforma, já que nesses períodos muitas pessoas seriam induzidas a usar os mimos ao invés de anotar espontaneamente o que sentem.

reações facebook

Bem, pelo menos ainda dá para continuar celebrando das mais diversas formas, seja alterando o contorno de sua imagem, enviando mensagens, entre outras coisas. E você, vai sentir falta do botão “gratidão” e outras reações personalizadas?

Cupons de desconto TecMundo: