Facebook está trabalhando em uma ferramenta para facilitar o trabalho de marcas e empresas que desejam contratar influenciadores e criadores de conteúdo na plataforma com o objetivo de divulgar produtos e serviços. Quem percebeu a nova função foi o site AllFacebook, que publicou também algumas capturas de tela mostrando detalhes do recurso.

Nas imagens, a novidade é chamada de “Branded Content Matching” e permite que o usuário busque por influenciadores que tenham um público alinhado com o da marca. Existem filtros para refinar os resultados das pesquisas com opções como gênero, idade, escolaridade e país. Seria possível, por exemplo, encontrar especificamente uma criadora mulher que tem como público principal outras mulheres de até 35 anos.

Outra captura de tela mostra que pode ser possível adicionar os influenciadores a uma lista de interesses que exibe detalhes sobre o engajamento, alcance, número de seguidores e visualizações de vídeos dos criadores de conteúdo. Há também um botão para visualizar um portfólio, possivelmente criado pela própria pessoa para ser exibido às marcas interessadas em anunciar com ela.

Detalhes da ferramenta ainda não foram divulgados oficialmente pelo Facebook, mas a rede social admitiu, em um comunicado emitido há alguns meses, que estava trabalhando em novas formas de monetização para conectar empresas e criadores, oferecendo mais oportunidades de criar conteúdo patrocinado. Também não sabemos se a função vai se estender ao Instagram, onde essa é uma estratégia de marketing popular.

Cupons de desconto TecMundo: