O Instagram anunciou hoje (01) que está implementando uma nova ferramenta de filtragem de conteúdo inapropriado em comentários de fotos da rede social. A partir de hoje, todo tipo de comentário contendo bullying será automaticamente removido das postagens como uma forma de prevenir que usuários sejam abusados verbalmente na plataforma.

Esse recurso, entretanto, só vai funcionar para comentários feitos em inglês no momento. Ainda assim, a rede social liberou o filtro para todo mundo. Em breve, novas línguas populares entre os usuários contarão com o mesmo sistema de filtro, mas não sabemos quando exatamente isso pode acontecer.

Podemos imaginar que a empresa vai utilizar inteligência artificial

A primeira investida do Instagram contra comentários ofensivos veio no ano passado, quando a empresa inaugurou seus filtros automáticos que buscavam palavrões e outras ofensas em comentários. Agora, entretanto, o foco do novo filtro tem a ver especificamente com bullying, o que é algo mais complicado de detectar de forma automática. A rede social não detalha com isso será feito, mas podemos imaginar que a empresa vai utilizar inteligência artificial para tal.

O novo filtro já está ativo para todos os usuários e para todos os comentários feitos em inglês. Quem quiser, contudo, poderá desativá-lo nas configurações do app.