Facebook no Brasil foi multado em um valor de R$ 111,7 milhões por ter descumprido uma ordem judicial de quebra de sigilo de informações contidas em perfis de usuários da rede social. Outro motivo para a multa inclui a não revelação do conteúdo de mensagens trocadas por meio do WhatsApp, aplicativo do qual o Facebook é dono.

A motivação para o pedido de acesso a esses dados é uma investigação criminal sobre o desvio de verba pública cometido pelo governo do estado do Amazonas. A investigação desarticulou um grupo que desviava recursos públicos por meio de contratos firmados com o governo do Estado para a gestão de três unidades de saúde em Manaus e outras duas cidades do interior do Estado, feita pelo Instituto Novos Caminhos (INC), instituição qualificada como organização social.

As informações foram dadas pelo Ministério Público Federal nessa quinta-feira (05) e veiculadas pela agência de notícias Reuters.

Atualização: um porta-voz do Facebook entrou em contato com o TecMundo e emitiu a seguinte nota – "O Facebook respeita a Justiça brasileira e coopera com as autoridades. Neste caso, nós fornecemos os dados conforme a legislação aplicável. Entendemos que a multa é indevida e estamos explorando nossas opções legais".

Cupons de desconto TecMundo: