Com a crise que tomou conta do Facebook nos últimos dias e o surgimento da campanha #DeleteFacebook, é natural que muita gente se pergunte sobre a existência de alternativas à maior rede social do mundo. Foi pensando nisso que criaram o Open Book Challenge, uma competição que vai oferecer US$ 100 mil para quem criar um concorrente à altura do Facebook.

Em sua página, o desafio diz que irá premiar até sete equipes capazes de criar uma rede social para 1 bilhão de pessoas preocupada com a privacidade de seus usuários: “Queremos investir em alternativas que não manipulem as pessoas e que protejam a nossa democracia de agentes mal-intencionados que buscam espalhar desinformação”.

“Queremos investir em alternativas que não manipulem as pessoas e que protejam a nossa democracia", diz o site do concurso.

Quem quiser concorrer terá que mostrar ser capaz não só de apresentar uma ideia ou plano de negócios, mas sim executar o projeto e efetivamente criar a rede. Serão 20 finalistas selecionados para a última etapa da competição, de onde sairão os sete vencedores.

O Open Book Challenge está sendo financiado pelo investidor Jason Calacanis, diretor executivo da Inside.com e uma das primeiras pessoas a colocar dinheiro na Uber. Calacanis tem criticado bastante a rede social e o próprio Mark Zuckerberg durante a crise, chegando a pedir que ele renuncie ao posto de diretor da empresa e deixe a vaga nas mãos Sheryl Sandberg, atual chefe de operações do Facebook.

Cupons de desconto TecMundo: