Uma nova função da rede social de negócios LinkedIn agora permite que usuários peçam por indicações ao tentarem se candidatar para empresas com vagas de emprego disponíveis. A ferramenta é chamada de “Solicitar uma indicação” e já pode ser utilizada por usuários brasileiros.

Com ela, um botão de solicitação deve aparecer sempre que você ver uma vaga em uma empresa onde tem conexões. Também será possível filtrar a busca por empregos no LinkedIn Jobs para que ela mostre apenas locais com conhecidos que possam lhe recomendar. A plataforma também deve dar algumas dicas e sugestões de como formular uma boa mensagem na hora de fazer o pedido de indicação.

Um smartphone.Exemplo de como será feito o pedido de indicação.

Os dados da própria empresa mostram que a novidade deve ajudar muitas pessoas. Segundo o LinkedIn, 50% dos recrutadores disseram que indicações são a maior fonte de contratações de qualidade. Enquanto isso, quem está tentando conquistar a vaga tem quatro vezes mais chances de receber uma resposta da empresa quando foi indicado por alguém. As mudanças já estão funcionando na web e nos aplicativos do LinkedIn.