Facebook se envolve em nova polêmica com sugestão de termos sexuais

1 min de leitura
Imagem de: Facebook se envolve em nova polêmica com sugestão de termos sexuais
Imagem: Reuters/Dado Ruvic

Uma confusão envolvendo o Facebook na noite da última quinta-feira (15) acabou resultando em muita polêmica – e até um pedido de desculpas público – à famosa rede social. Isso porque o serviço acabou exibindo, por acidente, uma série de sugestões de termos com conteúdo impróprio na função de autocompletar da barra de pesquisas.

O bizarro caso, segundo o The Guardian, ocorreu apenas no Reino Unido, começou quando alguém fazia uma pesquisa na rede social com o termo “vídeos de”, o que levou a dar todo o tipo de sugestão com teor sexual, bizarro e perturbador. Para piorar, mesmo a resolução do problema acabou falhando por culpa do algoritmo do serviço, que continuou a usar esses mesmos termos ao sugerir pesquisas antigas em outras buscas.

Diante de todos os problemas, o Facebook, como falamos antes, se desculpou às vítimas do ocorrido. “Assim que nós ficamos cientes dessas predições ofensivas nós removemos elas. As predições de pesquisa do Facebook são representativas do que as pessoas podem estar pesquisando no Facebook e não são necessariamente refletivas do conteúdo realmente na plataforma.”

Felizmente, as sugestões inapropriadas já foram tiradas do ar. Ainda assim, o ocorrido deixa uma polêmica e tanto por parte da empresa, visto que apenas algumas semanas atrás o serviço se envolveu em um problema parecido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.