Aprenda a ocultar o número de likes nas timelines do Facebook e do Twitter

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a ocultar o número de likes nas timelines do Facebook e do Twitter

Vamos combinar: a metrificação da nossa presença nas redes sociais não é exatamente a coisa mais saudável do mundo. O fato de parecer que temos a nossa popularidade constantemente avaliada na internet, seja por meio de likes ou compartilhamentos, tanto no Facebook quanto no Twitter, tem gerado reações que não fazem bem a ninguém.

Quem se sente incomodado com essa corrida pelos números, porém, já tem com quem contar na hora de aliviar a parte negativa de existir nas redes sociais. O programador norte-americano Ben Grosser desenvolveu duas extensões para navegadores capazes de ocultar todos os números inoportunos que impactam negativamente a nossa experiência no Facebook e no Twitter: o Demetricator (em tradução livre, algo como “desmetrificador”). São duas versões do mesmo add-on, uma para cada rede.

A instalação é rápida e fácil, como você vê a seguir:

Como instalar o Facebook Demetricator no Chrome

  • Acesse a página de instalação do Facebook Demetricator;
  • Clique no botão “Install Facebook Demetricator on Chrome”;
  • Uma tela do navegador vai pedir a sua confirmação. Clique em “Adicionar extensão”;
  • Recarregue a página Facebook e note a mudança.

1

Logo de início, você vai notar que o globo de notificações, no canto direito superior da tela do Facebook, já não exibe mais o número de atividades sobre as quais você está sendo notificado. O único indício de notificação é a mudança na cor do globo: de azul-escuro para branco.

Você também vai notar, na barra superior, mas mais à esquerda, logo depois do campo de buscas, uma informação nova, indicando que o Demetricator está ativado. Se quiser desativá-lo temporariamente, basta desmarcar a caixa de seleção, o que evita a necessidade de desinstalar a extensão.

O número de likes e compartilhamentos dos seus posts (e dos posts dos outros), entre outros números, serão ocultados. A única métrica que permanece em exibição é a de comentários.

Também é possível usar o Facebook Demetricator em outros navegadores, como Firefox e Safari, como orienta o criador da extensão na mesma página de instalação.

Como instalar o Twitter Demetricator no Chrome

  • Acesse a página de instalação do Twitter Demetricator;
  • Clique no botão “Install Twitter Demetricator on Chrome”;
  • Uma tela do navegador vai pedir a sua confirmação. Clique em “Adicionar extensão”;
  • Recarregue o Twitter e note a diferença.

2

Os números de likes e compartilhamentos dos seus tweets e dos que aparecem no seu feed, bem como aqueles que indicam quantas pessoas você segue e quantas seguem você, permanecerão ocultos enquanto a extensão seguir ativada.

Para desativar temporariamente o Twitter Demetricator, basta clicar no ícone da extensão, na barra do Chrome, e depois no botão verde, “Yes”, que ativa a ocultação das métricas. Com isso, você vai pausar o efeito da extensão até que volte a ativá-la novamente.

Como no caso anterior, o Twitter Demetricator também pode ser instalado em outros navegadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.