Facebook vem perdendo audiência jovem mais rápido do que o esperado

2 min de leitura
Imagem de: Facebook vem perdendo audiência jovem mais rápido do que o esperado

Facebook perdeu 2,8 milhões de usuários norte-americanos com menos de 25 anos em 2017 e deve ver a fuga de outros 2 milhões abaixo de 24 anos em 2018. Essa é a projeção da firma de consultoria eMarketer, que alerta: os jovens que estão deixando a rede social não estão ficando exatamente no Instagram, que é a carta que Mark Zuckerberg tem na manga para manter uma faixa etária menor em seu grupo empresarial.

Pela primeira vez em toda a trajetória do Face, menos da metade dos internautas estadunidenses entre 12 e 17 anos têm acessado o aplicativo via qualquer dispositivo ao menos uma vez por mês. Tudo bem que a soma geral continua aumentando, mas isso só vem acontecendo devido à insistência dos mais velhos.

Ao final desta temporada, a previsão é de que o total de usuários nos Estados Unidos chegue a 169,5 milhões, o que representa 1% a menos do que no ano passado.

Muitos dos jovens estão migrando para o Snapchat

Nesses dois primeiros meses, o número de usuários estadunidenses do Facebook abaixo dos 11 anos caiu 9,3%. Da mesma forma, os que têm entre 12 e 17 anos e 18 e 24 anos alimentaram queda de 5,6% e 5,8%, respectivamente. É a primeira vez que isso acontece nessas faixas etárias desde a estreia da companhia de Mark Zuckerberg.

Snapchat deve crescer 9,3% e terminar 2018 com 86,5 milhões de usuários

E para onde essa galera está indo? O Instagram deve absorver mais 1,6 milhão de seguidores abaixo dos 24 anos até o final de dezembro. Nesse mesmo período, o Snapchat deve adicionar mais 1,9 milhão de pessoas dessa mesma idade e até superar o Instagram nos grupos de 12 a 24 anos. Assim, o Insta pode ainda manter a liderança, com um total de 104,7 milhões de fãs ativos em 2018, com crescimento anual de 13,1%, e o Snap pode ver sua base subir 9,3%, com um total de 86,5 milhões.

Mas será que a debandada da molecada acontece por causa da invasão dos adultos? Estaria acontecendo o tradicional “não quero que meus pais fiquem monitorando minha vida”? Ou Snapchat seria um melhor "abrigo" porque os mais velhos simplesmente não conseguem ou têm paciência para usar sua interface? Pode ser  tudo isso sim.

facebook instagram snapchat

“O Snapchat pode, eventualmente, ter maior crescimento dos grupos de pessoas mais velhas, já que está redesenhando sua plataforma, para facilitar a forma de usá-la. A questão será se os usuários mais jovens continuarão achando o Snapchat legal se os seus pais e avós também estiverem por lá. Essa é a situação em que o Facebook se encontra”, afirma Debra Aho Williamson, analista do eMarketer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.