Instagram: como capturar 'fotos' nos vídeos para postar na rede social

2 min de leitura
Imagem de: Instagram: como capturar 'fotos' nos vídeos para postar na rede social

Sabe quando você se empolga gravando vídeos de algum acontecimento no celular, mas se esquece de tirar fotos? Às vezes, a gente até faz o registro com foto, mas nenhuma fica tão legal quanto a sequência de imagens filmadas. E então você não tem uma imagem legal para postar no Instagram, só o vídeo. A primeira coisa que vem à cabeça é fazer um print da tela, mas dependendo do movimento na gravação a imagem vai ficar embaçada. A boa notícia é quem existe um jeito de extrair uma foto bacana a partir do vídeo que você fez.

Descartando a possibilidade do screenshot com o vídeo em reprodução, a segunda ideia geralmente é dar o play no vídeo e pausar no momento exato que você quer fazer a foto. Pronto, assim nosso pequeno problema estaria resolvido. Mas, se você fizer isso, o botão do play vai ficar aparecendo no centro da imagem, aguardando até que o vídeo seja colocado para rodar novamente.

Então, qual seria a solução definitiva? Tente fazer o seguinte:

1. Localize e dê play no vídeo do qual você pretende extrair a foto para o seu Instagram – no próprio player do celular ou tablet. Entre no modo de edição do vídeo. Se você nunca editou um vídeo no dispositivo, é o mesmo botão que você utilizaria para editar se fosse uma foto.

2. Agora o vídeo não vai rodar automaticamente porque você acessou o modo de edição. Na tela serão exibidos os frames da filmagem na parte inferior da tela. É por ali que você vai “navegar”: deslize o dedo sobre a tela, para o lado direito ou esquerdo. Dessa forma, você vai conseguir encontrar o momento ideal do vídeo para capturar em foto e postar no Instagram.

3. Você vai perceber que agora não aparece mais o botão de play no centro da imagem. Achou o close ou a cena que você queria em foto? Basta fazer o screenshot e, pronto, sua foto já pode ir para o Instagram.

4. Edite a imagem captada no próprio Instagram ou no seu aplicativo de fotos do celular, tanto faz. Certamente você vai preferir cortar as bordas que podem aparecer na captura da tela e remover também a sequência de frames que saiu na imagem.

5. Depois de extrair sua foto e remover as bordas, é só postar normalmente e aplicar ou não seu filtro preferido, o mesmo procedimento de postar qualquer outra foto como você já faz normalmente.

É bem simples, não é? Agora, quando você quiser uma foto de algo engraçado ou inesperado que foi gravado, já sabe como extrair uma imagem dela para colocar no Instagram. A qualidade da foto se mantém a mesma da gravação, não dá nem para perceber que se trata de uma imagem retirada de um frame do vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.