Depois de anos de rumores sobre o lançamento de um smartphone próprio, parece que o Facebook finalmente vai entrar no mercado de hardwares. De acordo com o site de finanças Cheddar, a empresa de Mark Zuckerberg está quase pronta para lançar um dispositivo chamado Portal.

O aparelho seria dedicado para videoconferências entre você e seus contatos do Facebook, como um atalho mais incrementado para conversas no Messenger. Chamado de "dispositivo de comunicação entre a família", ele seria colocado no mercado como concorrente do Amazon Echo Show, a versão do alto-falante com a assistente pessoal Alexa que possui uma tela sensível ao toque e faz videochamadas.

A câmera do Portal teria lentes capazes de enquadrar várias pessoas de uma vez e usar algoritmos de reconhecimento de rosto para fazer o seu login automático na rede social — possivelmente pelo mesmo método que encontra você nas fotos em grupo. Serviços como SpotifyNetflix teriam uma integração especial.

Eu quero! Mas quando?

Ainda segundo os rumores, o Portal será lançado por US$ 499, o equivalente a R$ 1,6 mil na cotação atual. Não há qualquer vazamento do visual do produto, que será o primeiro lançamento do laboratório Building 8 de projetos secretos do Facebook. Ele deve ser apresentado em maio durante a conferência anual de desenvolvedores F8.

Cupons de desconto TecMundo: