Onde e como recuperar fotos apagadas do seu Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Onde e como recuperar fotos apagadas do seu Instagram

Se você apagou sem querer ou impulsivamente deletou alguma imagem que já estava publicada no seu perfil do Instagram, ainda não existe uma função milagrosa dentro da própria rede social para desfazer o erro. Mas, vamos com calma! Há mais de um lugar onde é possível procurar e, quem sabe, recuperar suas fotos perdidas. Não há garantias, claro, mas preparamos esse passo a passo para aquele seu momento de desespero, trazendo desde as opções mais simples até as menos conhecidas.

Vamos lá? Dê uma olhada nas opções abaixo e boa sorte!

1. Celular e computador

Primeiro, as opções mais óbvias: seu smartphone e seu computador. Dê uma boa fuçada na galeria de fotos do seu celular, caso tenha tirado a foto perdida com ele. Confira todas as pastas. Então, pense bem se não fez um backup de dados do seu celular para o computador, e dê uma olhada lá, também.

2. Álbum do Facebook

Principalmente se for uma imagem antiga, talvez você não lembre se a publicou simultaneamente no Instagram e no Facebook. Se as contas são vinculadas, talvez você encontre sua foto no álbum do seu perfil da outra rede social. Acesse seu Facebook, entre em Álbuns e confira aquele de nome "Instagram Photos".

 

3. Nuvem

Por último, confira os serviços que fazem backup para nuvem, como Google Fotos, OneDrive, iCloud etc. Você se lembra de ter feito backup de fotos ou se configurou o seu aparelho para o backup ser feito automaticamente? Se não, ainda assim é possível achar a foto por lá. Principalmente se o celular for Android, o aparelho talvez já esteja fazendo backup automático das suas fotos, no Google Fotos.

 

Se nenhuma dessas opções ajudar, é uma pena. Mas, vamos pensar no futuro, não é? Informe-se sobre esses aplicativos de backup automático na nuvem e deixe de se preocupar com a perda de arquivos. Para acessar o Google Fotos, pela web, clique aqui.

Arquive fotos no Instagram

Já sobre as futuras fotos publicadas no Instagram que incomodarem você por algum motivo, dando aquela vontade de apagar... Atenção! Antes de tomar essa medida mais “drástica”, não se esqueça que existe a opção de apenas arquivar a imagem, deixando-a escondida do público. A função é relativamente nova e muito simples de usar.

Clique nos três pontinhos no canto superior da foto e toque em “Arquivar”. Para ver todas as imagens arquivadas e as recuperar, use o ícone em forma de relógio, no canto superior direito do seu perfil. Ali, você tem o arquivo de histórias (stories) e o arquivo de publicações. Para escolher o segundo, use a seta ao lado dos títulos. Para que a foto arquivada volte a ser vista por seus seguidores, é só clicar nos três pontinhos em cima da imagem e escolher entre "Mostrar no perfil" e "Excluir". Confira os botões destacados, na imagem a seguir:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.