De acordo com um flagra do TechCrunch, o Twitter começou a testar um novo recurso para mensurar a popularidade de determinadas mensagens postadas na rede social. Quando algum tweet é embutido em alguma página web — portanto fora do próprio Twitter —, em vez de o elemento trazer a contagem de curtidas, retweets e respostas, ele pode mostrar um único número dizendo a quantidade de “pessoas falando sore isso”.

Essa captura de tela mostra como funciona o novo modelo de tweets embutidos em páginas externas, mas é interessante mencionar que o recurso ainda não foi expandido para todo o microblog. Isso quer dizer que se trata de um teste relativamente limitado e que foi flagrado apenas algumas poucas vezes.

twitter

Dan Jackson, porta-voz do Twitter, confirmou ao TechCrunch que esse recurso está de fato sendo testado. Mas como é o caso em todo tipo de experimento da rede social, a novidade pode acabar se tornando o padrão ou ser completamente eliminada em algum tempo.

Seja como for, essa mudança pode ser bastante positiva. A contagem de engajamento de tweets dentro do Twitter não será afetada, mas quando essas mensagens forem exibidas fora da plataforma, elas terão um número mais simples de entender. Isso deve facilitar a compreensão por parte de internautas que não conhecem bem como funciona o Twitter ao se depararem com uma mensagem do microblog embutida em algum site de notícias pela web. Quem sabe isso pode até atrair mais visitantes e, com isso, mais usuários.

Cupons de desconto TecMundo: