Neste mês, os usuários do Twitter tiveram uma surpresa: o número máximo de caracteres para os tweets aumentou. Anteriormente, a rede social era conhecida por permitir posts de apenas 140 caracteres, mas esse limite foi estendido para 280 caracteres. Alguns dias depois, foi liberada também a possibilidade de aumentar os caracteres utilizados nos nomes dos usuários. 

Diversos usuários acharam a mudança bem estranha — tanto que o maior medo de alguns era de que textos enormes começassem a aparecer na timeline , pois o modelo de 140 caracteres existia desde a criação do Twitter, em 2006. Quando foi criado, o site contava apenas com uma timeline bem simples, e um menu à direita com informações como o número de seguidores e outros dados. A ideia de utilizar apenas de 140 caracteres veio das SMSs, que permitiam que o usuário digitasse até 120 caracteres. Assim, os criadores do site pensaram em deixar o restante para o nome dos usuários. 

 

Junto do aumento de caracteres, foi retirado também o contador que indicava quantos caracteres haviam sido digitados até o momento. Agora, existe um símbolo que vai sendo preenchido conforme o usuário digita, sem deixar claro quantos caracteres foram utilizados. 

A boa notícia é que há uma extensão para o navegador Chrome chamada Tweet Counter, que deixa as coisas do jeito como estavam antigamente  ou seja, os caracteres são mostrados normalmente durante a digitação. Confira como a utilizar: 

  • Primeiro, clique neste link para acessar a página de download da extensão.

  • Clique no botão “Usar no Chrome”.
  • Uma janela vai se abrir, pedindo sua permissão para que a extensão seja instalada.

  • Pronto!  

Agora, na próxima vez que você abrir seu Twitter e começar a digitar um novo tweet, verá que os caracteres aparecerão normalmente. Isso fará com que seus posts sejam escritos de forma mais planejada, já que você terá total controle de quanto já foi digitado.

Além disso, vale dizer que a extensão não afetou em nada o funcionamento do novo recurso do Twitter; o contador atualizado do site continua sendo mostrado.

Cupons de desconto TecMundo: