Facebook vive testando funcionalidades, muitas das quais às vezes sequer chegam ao conhecimento da maioria dos seus usuários. Mas na mídia o pessoal fica de olho em mudanças de códigos e inclusão de experimentos e duas novas ações podem estar a caminho da rede social em breve. A descoberta foi feita por Matt Navarra, diretor de publicações sobre mídias sociais no periódico The Next Web.

A primeira delas é a possibilidade de envio de pequenas quantias em dinheiro (US$ 1, US$ 2, US$ 5, US$ 10 e US$ 20) para outros usuários, como presentes, via tarefa denominada de “Red Envelope” — uma possível alusão à tradição chinesa de oferecer um mimo para alguém por meio de um cartão vermelho. A companhia já oferece transações via comunicador instantâneo Messenger e essa pode ser uma boa forma de iniciar pagamentos peer-to-peer em seu aplicativo principal.

A segunda é chamada de “Breaking News” — o equivalente ao nosso “Notícias de Última Hora” —, um botão que pode ser liberado para as contas comerciais. A novidade pode ser algum recurso para alertar usuários e enviar postagens mais urgentes, com recursos visuais que possam chamar a atenção. De repente, pode ser uma nova forma de faturar com um tipo de notificação especial de conteúdo.

A empresa confirmou ao Recode que vem avaliando a utilidade da nova tag “Breaking News” mas se recusou a falar mais sobre o assunto. Já sobre o “Red Envelope”, foi mais evasiva: “estamos sempre testando novas experiências e produtos mas não há nada específico para comentarmos no momento”.

O jeito é aguardar, lembrando sempre que muitas dessas ideias podem também não vingar e ficar apenas nos laboratórios de Mark Zuckerberg.

Cupons de desconto TecMundo: