Um novo recurso secreto foi encontrado na mais recente versão do Facebook Beta para Android. Essa novidade se chama “Perfil Privado” ou “Private Profile” e pode começar a ser testada pela rede social em breve. Quem descobriu o recurso foi Devesh Logendran, que vasculhou o código do último beta do Facebook e se deparou com um botão para criar esse tal perfil.

Contudo, esse botão ainda não funciona e, por isso, não sabemos exatamente o que esse tal perfil privado pode significar para os usuários. Na captura de tela compartilhada pelo desenvolvedor, entretanto, é possível ler as seguintes inscrições:

“É melhor compartilhar determinadas coisas em um círculo pequeno. Crie um perfil para compartilhar com seus melhores amigos”.

Com isso, é possível inferir que haveria uma área mais específica dentro da rede social na qual você poderia reagir, compartilhar, comentar e falar o que quiser sem ter receio de que pessoas do trabalho e familiares de gerações muito anteriores possam ver o tal conteúdo. Isso é interessante especialmente para pessoas mais jovens, que têm preferido outras redes sociais ao Facebook por conta da grande quantidade de contatos por lá.

Atualmente, já é possível separar amigos em grupos e, na hora de compartilhar alguma publicação, selecionar quem pode e quem não pode ver. Entretanto, essas opções não funcionam para todo tipo de reação. Por isso, acredita-se que esses perfis privados do Facebook sejam algo mais profundo e simples de gerenciar.

Mesmo assim, é bom não se empolgar tanto porque a rede social testa muitas novas ferramentas que nunca chegam ao usuário final.