Aprenda a fazer roteiros de viagens usando o Facebook

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a fazer roteiros de viagens usando o Facebook

O Facebook para Android possui recursos que podem ser muito úteis ao usuário que está viajando. A rede social pode indicar locais nas redondezas, com mapas, de museus a restaurantes. Com ele também é possível realizar buscas de grupos e eventos por perto via geolocalização.

O usuário consegue ainda salvar todos os links das dicas da viagem em listas privadas e até compartilhá-las. Tudo isso através do app do Facebook para Android, sem a necessidade da instalação de outro aplicativo ou do uso do computador. Então vamos lá:

Encontrando “Locais nas imediações”

Passo 1. Essa é a ferramenta mais direta do Facebook para encontrar espaços e estabelecimentos nas redondezas. Para acessá-la, toque nas três barrinhas na parte superior direita da tela do Facebook e, em seguida, na opção “Locais nas imediações”. (Para que o recurso funcione, a geolocalização precisa estar ligada).

Passo 2. Com essa ferramenta, o usuário pode definir uma categoria ou pesquisar por um nome de local definido, usando a localização atual. As categorias incluem “Café”, “Restaurantes” “Hotéis”, “Vida noturna” e outras. Nessa mesma tela, são sugeridos resultados de locais ao redor, indicando as distâncias, os endereços, a classificação e até se algum contato seu já visitou o local.

Passo 3. O usuário pode também salvar a sugestão, tocando na etiqueta azul. Ao tocar sobre o pin de localização, na parte inferior direita da tela, outra página se abre exibindo o mapa, facilitando o entendimento da localização do espaço. Se quiser voltar à lista, basta tocar no círculo azul.

Explorando a barra “Pesquisar” do Facebook

Passo 1. Toque sobre a barra “Pesquisar” e digite uma palavra-chave, por exemplo “teatro”.

Os resultados serão exibidos na aba “TUDO”, ou seja, todos os locais próximos e que possam ser do seu interesse. Porém, explorando outras abas, você terá mais informações. Em “Locais”, é possível saber a distância, a faixa de preço, o bairro e o horário de funcionamento dos estabelecimentos e espaços. Os resultados mostrados são baseados em geolocalização, bem como em visitas de contatos e possíveis sugestões do que você gostaria de visitar. Outras abas também são interessantes para saber mais informações sobre o espaço, como “Fotos” e “Eventos”.

 

Grupos específicos

Passo 1. Toque no ícone de três barrinhas no canto superior direito da tela e selecione “Grupos”. Serão exibidos todos os grupos visitados recentemente. Observe que, no topo da tela, há uma barra de pesquisa.

Passo 2. Digite o nome do local que deseja visitar. Uma lista com diversos grupos sobre o destino será exibida. Cada resultado mostra o número de membros e a foto de perfil. Ao tocar sobre um grupo, ele será expandido, e, para interagir com os outros participantes, toque em “Participar do grupo”.

Passo 3. Na mesma tela inicial de “Grupos”, há uma aba chamada “Descobrir”. Tocando sobre ela, o usuário pode escolher categorias rápidas, entre elas “Viagens e Locais”. Nessa categoria, estarão listados grupos relacionados ao tema. Há também subcategorias como “natureza”, “turismo”, “mochileiro” e outras. Participe dos grupos que achar relevante para obter dicas e saber sobre a situação atual do local que deseja visitar.

Salve links e postagens interessantes para sua viagem

Passo 1. Ao encontrar uma postagem sobre a viagem que deseja fazer, o usuário pode guardá-la para acessar facilmente depois. Para isso, toque sobre o botão simbolizado por uma seta para baixo, localizado no topo direito do post. Selecione então a opção “Salvar link” (ou “Salvar imagem” ou “Salvar vídeo”, dependendo do post). Depois, para acessar o conteúdo, basta tocar no menu do Facebook (as três barrinhas no canto superior direito da tela) e, em seguida, na opção “Salvos”.

Passo 2. Todos os links, vídeos e fotos salvos serão exibidos na aba “Todos”. Mas você pode procurá-los também por uma categoria definida (vídeos, fotos etc.). Ao encontrar na lista o item do seu interesse, toque nos três pontinhos ao lado para compartilhar, enviar no Messenger, visualizar ou arquivar.

Encontre eventos nas imediações

Passo 1. Toque no menu do Facebook (as três barrinhas no canto superior direito) e depois em “Eventos”. Uma lista será exibida mostrando os eventos para os quais você foi convidado.

 

Passo 2. Role a tela para baixo e encontre a categoria “Eventos perto de..” (com o local atual do usuário). Abaixo verá opções para “Hoje” e “Esta semana”.

Passo 3. Uma lista com diversos eventos próximos ao usuário e próximos da data da busca será exibida, com todas as informações do evento. No topo há um ícone de filtros para selecionar uma localização mais específica e uma categoria de evento, como festas, música, arte etc. Depois de definir, toque em “Aplicar”.

É isso! Depois de todas essas dicas, fica fácil aproveitar todos os minutos das suas férias! Você já sabia de todos esses recursos? Já usou essas ferramentas em viagens? Deixe um comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.