Aos poucos, o Facebook implementou em muitos de seus serviços alguns dos recursos mais populares de seu concorrente, o Snapchat. Entre eles está o Messenger, que recentemente ganhou reações, filtros e máscaras disponíveis até então no Instagram. A novidade é que essas funções podem ser usadas não apenas em vídeos e fotos feitos previamente, mas também em chamadas de vídeo.

As opções estão disponíveis na versão do mensageiro para Android e iOS, e as animações acontecem em tempo real. Para quem ainda não sabe como utilizá-las, veja em nosso tutorial abaixo.

1. Inicie uma videochamada com um de seus contatos. Repare que o aplicativo agora exibe quatro novos ícones na parte inferior da tela, sendo que três deles representam uma animação que pode ser adicionada à sua transmissão.

2. O símbolo de gota, por exemplo, é o menu de filtros.

3. O ícone de estrela, por sua vez, reúne as máscaras e os efeitos especiais, incluindo orelhas de coelho, cara de tigre e alguns cenários que se movimentam.

4. O botão de curtir traz reações que podem ser acrescentadas na sua videotransmissão, como corações e emojis.

5. Já o botão de câmera serve para que você faça capturas de tela durante a chamada de vídeo. Logo após clicar nesse botão, o aplicativo mostrará duas opções: uma seta, caso você queira enviar o screenshot para os usuários participantes da transmissão, ou uma lixeira, para deletar o print.

Lembrando que, assim como no envio tradicional do Messenger, as reações nas videoconferências duram apenas alguns segundos na tela. Depois de certo tempo, o efeito especial ou a máscara desaparece automaticamente. Além disso, após selecionar um filtro ou uma máscara específica, você pode removê-lo(a) ou alterá-lo(a) a qualquer momento, tocando no ícone principal que corresponde àquela animação.

Cupons de desconto TecMundo: