Enquanto Tinder e outros aplicativos de paquera tentam se desvencilhar dos aspectos mais carnais do serviço e concentrar seus esforços em temas como construção de relacionamentos e criação de novas amizades, o Badoo resolveu apostar em um novo recurso no qual a aparência das pessoas é o que mais importa.

Esqueça descrições detalhadas, biografia com hobbies e interesses e swipes para a esquerda e direita: com a nova ferramenta, o objetivo é conseguir dormir com alguém que se pareça com alguma celebridade mundial. Ok, esse não é o mote oficial da empresa para a novidade, mas resume bem o sistema de reconhecimento facial que liga o seu rosto – e o de outras pessoas – a atores, cantores, artistas e todo tipo de famosos por aí.

A ideia não é ser raso, mas fica difícil um recurso assim ser muito profundo, não é?

Segundo Miles Norris, vice-presidente de produto da Badoo, a ideia é facilitar a vida de pessoas que estão procurando por uma conexão rápida e que querem ter como ponto de partida o visual de suas contrapartes. Para ele, não se trata de algo superficial, mas sim de um meio simplificado de encontrar sua possível cara-metade.

Há muita gente querendo encontrar homens parecidos com Donald Trump

Por mais que a intenção possa ser boa, não deve ser uma surpresa para ninguém saber que, após a introdução desse recurso, o número de pesquisas com os termos Justin Bieber e Kim Kardashian subiu vertiginosamente – mostrando claramente qual é o objetivo de quem recorre à busca por “sósias”. Vale notar, no entanto, que mesmo durante esse período de testes da função – que deve ser disponibilizada a todos os usuários nas próximas semanas – já há muita gente querendo encontrar homens parecidos com Donald Trump. Vai entender.

De acordo com Norris, quem anda preocupado com a privacidade ou com que tipo de pessoa entra em contato por meio do aplicativo terá a opção de desabilitar o recurso e continuar sendo apenas mais um rosto comum na multidão. E aí, já disseram que você se parece com alguém famoso ou prefere ficar fora dessa brincadeira?

Cupons de desconto TecMundo: