Para evitar trolls, Twitter deixa você silenciar contas novas por padrão

1 min de leitura
Imagem de: Para evitar trolls, Twitter deixa você silenciar contas novas por padrão

Os trolls no Twitter costumam ter o hábito de criar contas novas apenas para continuar incomodando perfis nos quais eles já foram bloqueados. Pensando nisso, a rede social acaba de atualizar o seu filtro de qualidade e adicionou a ele novas funções, entre elas a de silenciar por padrão menções e respostas vindas de contas recém-criadas (e que não são seguidas por você).

A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (10) na conta Twitter Safety, oficial da plataforma, e agora é possível ainda silenciar tweets de contas que você não segue ou ainda daquelas que não seguem o seu perfil. Complementando este setor de filtros avançados, é possível silenciar contas sem um endereço de email confirmado e também sem um número de telefone celular confirmado — outras características típicas de trolls online.

Para ativar qualquer um desses filtros, acesse a aba de notificações do aplicativo do Twitter para Android ou iOS, toque sobre o ícone da engrenagem e, então, em “Filtros avançados”. Ali, selecione quais você quer ativar. Na web, basta acessar a tela de notificações, clicar em “Configurações” e marcar as caixas dos filtros desejados.

Tratamento paliativo?

A grande questão levantada pela novidade é se o Twitter não está apenas criando mecanismos para que as pessoas não sejam atingidas por publicações ofensivas em vez de perseguir, de fato, os responsáveis pelos ataques. De qualquer maneira, eis aqui um escudo para se proteger de interações inconvenientes dentro da rede social.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.