Samsung registra patente que liga estados emocionais a rostos virtuais

1 min de leitura
Imagem de: Samsung registra patente que liga estados emocionais a rostos virtuais

(Fonte da imagem: Reprodução/USPTO)

A Samsung registrou recentemente uma patente de reconhecimento de voz que realiza uma tarefa ligeiramente diferente daquela a que estamos acostumados quando o assunto vem à tona. Em vez de transformar comandos de voz em ações ou textos, a tecnologia criada pela empresa detecta estados emocionais e os reproduz na forma de expressões faciais virtuais.

Essa tarefa fica a cargo de um pequeno modelo tridimensional de um rosto exibido na parte lateral de um aparelho da empresa. A técnica poderia ser usada junto à captura de movimentos labiais, o que permitiria a exibição de modelos com movimentações bastante realistas.

Segundo o registro feito pela empresa, a nova tecnologia não exigiria o mapeamento facial de uma pessoa para funcionar corretamente. Entre as possibilidades oferecidas pela técnica está a criação de modelos tridimensionais mais convincentes para jogos e animações, além do desenvolvimento de ferramentas que permitam transmitir de maneira mais correta as emoções que uma pessoa estava sentindo enquanto falava algo que deveria ser convertido em textos (algo ótimo para quem costuma utilizar o sarcasmo).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.