Os sistemas de reconhecimento de voz presentes em nossos mais variados dispositivos podem ter alcançado níveis impressionantes de inteligência, mas uma fraqueza continua: todas essas ferramentas ainda dependem de sua conexão de internet. Se depender da Google, no entanto, ter softwares desse tipo capazes de funcionar totalmente offline não está muito distante.

A solução para isso, segundo um artigo publicado por um grupo de engenheiros da empresa, não está em aumentar o poder de processamento dos aparelhos – de maneira geral, o poder e memória necessários para o funcionamento da ferramenta ainda seria demais. No lugar disso, a empresa propõe o uso de técnicas de machine learning para desenvolver um programa de reconhecimento de fala muito mais leve e eficiente.

De acordo com o estudo, a diferença na eficiência da tecnologia seria impressionante. Além de ser capaz de rodar normalmente em um Nexus 5, o software consegue seria capaz de reconhecer comandos com uma taxa de erro de apenas 13,5%; em comparação, a precisão do Google Now e seu sistema baseado na nuvem tem uma taxa de erro de 8%. É um preço pequeno a pagar para não depender de sua conexão na hora de usar essa ferramenta.

Você costuma usar o software de reconhecimento de voz dos seus aparelhos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: