(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Na indústria, um dos assuntos do momento é o Morpheus, óculos de realidade virtual da Sony revelado ao mundo durante a Game Developers Conference 2014. Algumas informações já foram divulgadas, e um usuário do Reddit conhecido como PS4VR publicou mais detalhes recebidos de fontes ligadas ao projeto. 

Segundo os informantes do usuário do site Reddit, o acessório da Sony está previsto para chegar às lojas antes do fim do atual ano fiscal da empresa, que se encerra em 31 de março de 2015. Também foi mencionado mais uma vez que o seu preço estaria em algum lugar na casa entre US$ 250 e US$ 299, e o valor alto estaria relacionado ao montante gasto pela Sony em pesquisas nos últimos anos. 

Sobre o nome, como em qualquer projeto que é apresentado com um codinome, haverá mudanças até o lançamento. Entre os funcionários da Sony, uma alcunha bastante mencionada é View, e outros já considerados são Focus, See, Experience, Imagine, Live e Immerse.

(Fonte da imagem: Reprodução/Sussu World)

Jogos e experiências

Após o anúncio do Morpheus, muitos começaram a imaginar como ficariam os jogos ao utilizar o acessório. O usuário do Reddit menciona que estúdios da Sony já estariam trabalhando em meios de incluir a experiência com os óculos em títulos como The Last of Us, God of War e DriveClub (curiosamente, Shuhei Yoshida, da Sony Worldwide Studios mencionou em entrevista ao site GameSpot que a produtora “não estava trabalhando” com ele).

Segundo o informante, esses seriam games capazes de dar uma prova do poder do Morpheus e de atrair a atenção do público, mas que também há a necessidade de novas experiências associadas a esse produto. Por conta disso, a Guerrilla Games estaria trabalhando em um RPG de ação em primeira pessoa construído desde o início para trabalhar em conjunto com os óculos de realidade virtual. A Sucker Punch foi outra produtora mencionada e que aparentemente já desenvolve algo voltado para o item.

Foi dito ainda que a Sony estaria trabalhando em algumas experiências capazes de mostrar o poder dos óculos de realidade virtual e que não possuem associação com jogos. Uma delas seria uma espécie de turismo virtual por várias eras da história da humanidade, bem como possibilidades de exploração espacial e marítima.

Outras informações indicam que, ao menos inicialmente, o Morpheus não será compatível com o PC, e que a arquitetura do PlayStation 4, bem como a PlayStation Camera e o DualShock 4, foram criados com o Morpheus em mente.

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Por que não lançar em 2014?

Para o informante do usuário do site Reddit, uma das razões pelas quais a Sony não quis lançar o Morpheus ainda em 2014 está associada ao aumento da presença do PlayStation 4 nas casas dos consumidores. Também foi dito que a empresa tem planos de apresentá-lo o quanto antes para o maior número de estúdios independentes antes de disponibilizá-lo no mercado.

Foi dito ainda que, caso os usuários vejam que o preço cobrado pelo acessório é muito alto, há a possibilidade de produzir uma versão mais barata, porém oferecendo qualidade mais baixa. Para saber qual o rumo certo a ser tomado, a companhia manterá contato com o público por meio do Facebook, Twitter, Reddit e NeoGAF.

Curiosamente, também foi dito que o PlayStation 4 é capaz de rodar games a 1440p e 90 fps sem grandes problemas com o auxílio do Morpheus. Disponibilizar um acessório com essas configurações seria uma opção caso a experiência se mostre mais imersiva que na configuração 1080p e 60fps (ainda que isso elevasse o preço para US$ 399).

Vale lembrar que até o momento a Sony não confirmou nenhuma dessas informações, que devem ser tratadas como rumores.

Via BJ

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