Dispositivo produz sensação de calor, frio e dor em realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Dispositivo produz sensação de calor, frio e dor em realidade virtual

Se existe uma tecnologia que está recebendo cada vez mais investimentos e novidades é a realidade virtual. E, agora, podemos afirmar que a brincadeira está ficando séria! A TEGway, divisão do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul, desenvolveu um dispositivo capaz de produzir sensações de calor, frio e dor em realidade virtual.

O ThermoReal, como é chamado o produto, é um aparelho termoelétrico flexível que é acoplado a um controle e consegue variar de temperatura entre 4 °C e 40 °C. O objetivo é criar uma maior imersão nas situações passadas durante a experiência com a realidade virtual.

O dispositivo tem diversos modos, como a produção de calor e frio em zonas diferentes da superfície, a sensação progressiva de temperaturas no produto, entre outros. Em um jogo, por exemplo, se o player passar por uma chama, o objeto vai esquentar.

O produto converte a temperatura corporal em energia elétrica, funcionando como um semicondutor termoelétrico, o que cria essa atmosfera de aquecimento ou resfriamento. No caso da sensação de dor, a mistura de temperaturas torna isso possível.

A companhia deseja que os fabricantes possam aplicar essa tecnologia em seus produtos, como em joysticks e luvas, aumentando o nível de imersão das realidades virtual, aumentada ou mista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.