Realidade virtual pode ser a cura para você perder o medo de ir ao dentista

1 min de leitura
Imagem de: Realidade virtual pode ser a cura para você perder o medo de ir ao dentista
Imagem: VR Focus

Você detesta consultas ao dentista mais do que qualquer coisa e morre de medo só de pensar em fazer uma extração ou passar por tratamento de canal? Esse pavor é completamente normal — mas pode ser reduzido radicalmente em breve com uma ajuda de uma tecnologia bem em moda.

Pesquisadores do Reino Unido estão conduzindo testes envolvendo pequenas intervenções no dentista e realidade virtual. Os voluntários do estudo são divididos em grupos, com dois deles consumindo conteúdos em VR durante as intervenções do odontologista e um sem qualquer distração.

Essa foi uma das possibilidades testadas:

E funciona?

O resultado inicial ainda não é totalmente conclusivo, mas mostra que a distração é mesmo terapêutica. Quem passou o tempo vendo cenas de um litoral ou de cidades virtuais declarou menos estresse e dor do que o grupo que fez o tratamento da forma atual.

A equipe acredita que o contato com a natureza, mesmo de forma virtual, ajuda a reduzir o desconforto. Ela agora vai estudar diferentes cenários para saber qual deles é o melhor "escape" do pesadelo do dentista — e para confirmar se todos os pacientes de fato reagem da mesma forma positiva.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.