Beber e dirigir? Esse vídeo VR mostra que fazer isso pode custar caro

1 min de leitura
Imagem de: Beber e dirigir? Esse vídeo VR mostra que fazer isso pode custar caro
Imagem: YouTube/Diageo

A Diageo, uma das maiores marcas de bebidas alcoólicas do mundo, lançou uma campanha bastante interessante para incentivar os fãs de seus produtos a não beberem e dirigir. Para isso, a companhia trouxe um vídeo em 360° com uma proposta bastante diferente: mostrar como uma simples decisão ruim pode custar caro não só a você, mas a muitos outros ao seu redor.

O projeto é parte de uma iniciativa de realidade virtual que mostra a vida de três grupos de pessoas diferentes em seus carros – um trio de amigos a caminho de uma festa, um casal voltando para casa depois de um descanso da família e uma empresária que acabou tomando alguns goles a mais de bebida do que devia. Como você já deve imaginar, o pior acontece por culpa dessa última e, como resultado, temos um fim trágico.

Essa experiência VR, vale notar, é distinta daquela que estamos acostumados. Isso porque, no lugar de colocar o público em uma visão de primeira pessoa do cenário, ela põe você para observar a história em terceira pessoa, podendo apenas controlar a câmera livremente em 360°. Logo, quem estiver curioso para ver tudo não vai precisar de um headset de realidade virtual para ver a produção.

Para muitos, ver simplesmente o vídeo em 360° pode não ter muitos efeitos. Mas, como notado pelo jornal BBC News, o VR tem sim muitas vantagens na hora de aumentar a imersão do público. Segundo o Dr. Ashley Conway, um psicólogo especialista no tratamento de fobias com a ajuda dessa tecnologia, uma experiência em realidade virtual como essas pode ser muito mais visceral simplesmente ao sair do 2D.

“[A realidade virtual] te dá mais do que apenas uma imagem achatada ou um cinema Imax com óculos 3D. Com um aparelho VR seu coração vai bater mais rápido, você vai suar, você sentir muito mais medo”, explicou ele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.