Aparelhos VR afetam sua percepção do tempo, diz fundador da Oculus

1 min de leitura
Imagem de: Aparelhos VR afetam sua percepção do tempo, diz fundador da Oculus
Imagem: Daily Tech

Todo gamer de verdade já passou pela experiência de sentar na frente de seu console/PC para o que deveria ser uma rápida jogatina matinal e, quando percebeu, seu dia todo já havia passado. Se isso é um problema agora, então se prepare: segundo Palmer Luckey, fundador da Oculus, nossa percepção de tempo fica ainda mais distorcida ao entrar na realidade virtual.

A preocupação de Luckey surgiu durante uma conversa entre ele e vários jornalistas na GDC, com relação ao lançamento de EVE: Valkyrie. Segundo o The Verge, o fundador da Oculus falou que o tempo que passamos jogando consecutivamente com aparelhos VR não é um problema – muitos gamers de fato chegam a ter 12 horas de jogatina contínua com esses dispositivos.

Ele, no entanto, afirmou ter notado, ao jogar com o Oculus Rift, que o tempo parece passar diferente. “Você pensa que jogou por 15 minutos e então você sai e percebe, ‘espera, eu passei uma hora ali?’ Há um conceito de, sei lá, tempo VR”, comentou Luckey.

Enganado pelo mundo virtual

Boa parte disso se deve à falta de informações externas que nós usamos para deduzir a passagem do tempo naturalmente, sendo substituídas pelas informações do próprio game. Assim, como os jogos normalmente têm seu próprio ritmo (muitos nem mesmo chegam a ter esse avanço de tempo, de fato), fica mais difícil perceber quantos minutos (ou horas) realmente se passaram.

“Todos vocês já puderam ir lá fora e sentir que horas são. E você não sabe exatamente como você está percebendo isso, mas você viveu sua vida inteira sabendo mais ou menos onde o sol está e mais ou menos o que acontece com o passar do dia”, disse Luckey. “No VR, obviamente, se você não tem todas essas dicas – porque você tem as dicas do mundo virtual –, você não vai ser capaz de fazer essas estimativas tão precisamente”, continuou.

Novamente, isso não quer dizer que seja perigoso em si jogar por longos períodos no aparelho. Mas talvez seja uma boa ideia deixar um alarme preparado, só por segurança, na próxima vez que você for usar seu dispositivo de realidade virtual.

Você já teve problemas para perceber a passagem do tempo ao usar um aparelho VR? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.