Para Zuckerberg, VR deve levar pelo menos 10 anos para se popularizar

1 min de leitura
Imagem de: Para Zuckerberg, VR deve levar pelo menos 10 anos para se popularizar
Fonte: Business Insider
Avatar do autor

Com a chegada de diversos aparelhos de realidade virtual ao mercado, como o HTC Vive, o Oculus Rift, o PlayStation VR e o Gear VR, muitos devem pensar que essa tecnologia vai simplesmente dominar nossas casas em questão de pouquíssimo tempo. Na opinião de Mark Zuckerberg, no entanto, o caso pode ser completamente diferente: para ele, só veremos esse tipo de acessório se popularizar dentro de dez anos, no mínimo.

A afirmação feita por ele ao jornal alemão Die Welt am Sonntag não veio sem bons pontos, é claro. Na entrevista, Zuckerberg explica que esse período de tempo foi aproximadamente o mesmo que os smartphones levaram para alcançar o sucesso que têm hoje. Ele também admite que não é capaz de prever com exatidão quanto tempo esse mercado levará para amadurecer, mas que não o vê sendo muito mais rápido do que os celulares inteligente.

“Eu honestamente não sei quanto vai levar para construir esse ecossistema. Pode levar 5 anos, pode levar 10 anos, pode levar 15 ou 20. Meu palpite é que ele vai levar pelo menos 10”, explicou o criador do Facebook. “Foram 10 anos para ir da criação do smartphone inicial até alcançar o mercado em massa. O BlackBerry saiu em 2003 e não chegou a cerca de de 1 bilhão de unidades até 2013. Então eu não consigo imaginar que seria muito mais rápido para o VR”, continuou.

Tal expectativa é razoável, de fato, considerando o suporte relativamente pequeno que temos de games e aplicativos para esse tipo de tecnologia; mas acima de tudo, pelo alto preço que esse tipo de equipamento possui atualmente (bem como o custo para ter um computador capaz de rodar esses aparelhos). E ter um dispositivo acessível é essencial para que ele emplaque no mercado.

Zuckerberg, no entanto, lembra que já existem mais de 1 milhão de horas de vídeo em 360 graus disponíveis para os usuários de aparelhos como o Gear VR, o que mostra que o crescimento dessa tecnologia é extremamente veloz. E quando questionado se o futuro, para ele, terá a realidade virtual como o meio de comunicação mais frequente, a resposta é simples: “Com certeza”.

Você pretende investir em óculos de realidade virtual? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Para Zuckerberg, VR deve levar pelo menos 10 anos para se popularizar