Projeto de jogo 3D com Oculus Rift pretende tratar estrabismo e ambliopia

1 min de leitura
Imagem de: Projeto de jogo 3D com Oculus Rift pretende tratar estrabismo e ambliopia

Um estúdio nos Estados Unidos está arrecadando fundos no site Indie GoGo para produzir um jogo chamado Diplopia capaz de ajudar pessoas com problemas visuais, especificamente estrabismo e ambliopia, com a ajuda de um acessório que pode criar uma realidade virtual. Com o auxílio do Oculus Rift, imagens distorcidas são enviadas separadamente para cada um dos olhos.

O estrabismo é caracterizado pela perda do paralelismo entre os olhos, tanto de modo vertical, convergente ou divergente. Já a ambliopia é definida pela disfunção de visão em um dos olhos em diferentes graus, sem que o próprio olho mostre qualquer tipo de dano físico. Segundo o criador do jogo, James Blaha, ao jogar uma ou duas horas durante pelo menos três dias por semana o grau dos problemas visuais já pode ser amenizado.

Um tratamento alternativo e divertido

"Ao exibir elementos de jogo com diferentes contrastes em cada um dos olhos, o cérebro do jogador poderá absorver todas as informações adequadamente, percebendo o jogo em três dimensões", explicou Blaha, referindo-se à deficiência que algumas pessoas apresentam ao não conseguir enxergar em 3D. O projeto foi baseado nos últimos estudos oculares americanos, que afirmam que tais problemas também podem ser amenizados e tratados em indivíduos adultos.

As pessoas poderão escolher se desejam jogar Diploplia com base no estrabismo ou na ambliopia, já que diferentes versões serão produzidas. James Blaha afirmou que os últimos testes mostraram que o projeto pode ser até seis vezes mais eficiente do que os tratamentos oculares comuns, agradando principalmente às crianças – que normalmente sofrem bastante com o tratamento típico.

"Os médicos me disseram toda a minha vida que eu não poderia enxergar em três dimensões como todo mundo. Ao financiar esse projeto, você pode dar o presente de uma visão melhor para aqueles de nós que não conseguem enxergar adequadamente", finalizou Blaha. Você pode contribuir com o projeto com qualquer quantia ao clicar aqui e acessar a página oficial do projeto no Indie GoGo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.