(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

O Grande Colisor de Partículas de Hádrons (LHC, em inglês) está constantemente passando pelos mais variados estudos de cientistas especializados. Se você não sabe o que é o LHC, nós já publicamos no Mega Curioso um artigo bastante detalhado que explica quais são as funções desse aparato tecnológico gigantesco – texto que você pode conferir aqui. Os cientistas que trabalham no aparelho continuam procurando por novas partículas e recentemente se depararam com algo bastante inédito: um novo estado de matéria.

Outros estados curiosos de matéria já foram listados aqui no site, como aquele que é encontrado nos olhos de galinhas. A partícula em questão descoberta no LHC foi batizada de Z(4430), sendo o principal meio de evidência de um estado de matéria chamado "tetraquark". Os "quarks" são partículas subatômicas que quando são combinadas formam variados tipos de matéria. Em pares os "quarks" formam mésons, já quando as combinações são triplas eles formam os prótons e os nêutrons.

Os "tetraquarks" são combinações hipotéticas de quatro "quarks", sendo que a partícula Z(4430) é a principal evidência de que esse tipo de composição pode existir. Não está claro o que isso realmente significa para os cientistas que trabalham no Grande Colisor de Partículas de Hádrons, sendo que estudos posteriores devem ser realizados para comprovar se o "tetraquark" realmente existe. Seja como for, é bom saber que o LHC está proporcionando descobertas significativas que podem afetar o nosso futuro de algum modo.

Via Megacurioso

Cupons de desconto TecMundo: