Os smartphones com conectividade 4G LTE precisam ser lançados em diversas versões, pois não existe um padrão mundial de faixas de frequência em que os países trabalham — por isso, um aparelho 4G norte-americano pode não captar o sinal brasileiro, por exemplo. Essa é uma das grandes barreiras para a popularização da internet móvel de altíssima velocidade aqui no Brasil.

Mas a Qualcomm está prometendo uma novidade que pode acabar com esse tipo de problema. Trata-se do RF3660, um novo chip para dispositivos portáteis (tablets e smartphones) que trabalha com um novo conceito de conectividade. A empresa promete que ele não terá limitações de banda, podendo ser utilizado globalmente — ou seja, em todo o mundo — com apenas uma versão.

Segundo uma nota oficial, os chips RF360 serão compatíveis com redes LTE-FDD, LTE-TDD, WCDMA, EV-DO, CDMA 1x, TD-SCDMA e GSM-EDGE em aproximadamente 40 bandas diferentes. A Qualcomm ainda afirma que o RF360 será integrado à nova linha de processadores Snapdragon, podendo atingir uma grande quantidade de consumidores. A empresa também promete demonstrar o novo produto durante a MWC 2013, que acontece no final deste mês.

Cupons de desconto TecMundo: