Qualcomm anuncia primeiro chip LTE com conectividade global

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm anuncia primeiro chip LTE com conectividade global

Os smartphones com conectividade 4G LTE precisam ser lançados em diversas versões, pois não existe um padrão mundial de faixas de frequência em que os países trabalham — por isso, um aparelho 4G norte-americano pode não captar o sinal brasileiro, por exemplo. Essa é uma das grandes barreiras para a popularização da internet móvel de altíssima velocidade aqui no Brasil.

Mas a Qualcomm está prometendo uma novidade que pode acabar com esse tipo de problema. Trata-se do RF3660, um novo chip para dispositivos portáteis (tablets e smartphones) que trabalha com um novo conceito de conectividade. A empresa promete que ele não terá limitações de banda, podendo ser utilizado globalmente — ou seja, em todo o mundo — com apenas uma versão.

Segundo uma nota oficial, os chips RF360 serão compatíveis com redes LTE-FDD, LTE-TDD, WCDMA, EV-DO, CDMA 1x, TD-SCDMA e GSM-EDGE em aproximadamente 40 bandas diferentes. A Qualcomm ainda afirma que o RF360 será integrado à nova linha de processadores Snapdragon, podendo atingir uma grande quantidade de consumidores. A empresa também promete demonstrar o novo produto durante a MWC 2013, que acontece no final deste mês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.