Qualcomm revela headset de realidade virtual baseado no Snapdragon 835

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Tudo indica que a Qualcomm é mais uma das grandes empresas de tecnologia a abraçar de vez a realidade virtual. Um exemplo disso é que a companhia anunciou nesta quinta-feira (23) que está produzindo kits de desenvolvimento para VR. O pequeno detalhe? Em vez de se apoiar em computadores ou em celulares específicos – como acontece com Oculus Rift, HTC Vive e Gear VR – o equipamento se baseia no aguardado chip Snapdragon 835 para oferecer mais uma opção de headset.

O Virtual Reality Development Kit (VRDK) traz uma dupla de telas AMOLED com resolução WQHD (2560x1440 pixels), tem câmeras com recurso de motion tracking em seis direções e possui um trackpad integrado – tudo isso dispensando cabos, acessórios extras ou ventoinhas de resfriamento. A marca disse que já tem algumas unidades sendo preparadas para produtores de conteúdo, com a distribuição do primeiro lote de testes do produto ficando agendada para o segundo trimestre deste ano.

O chip mais badalado do momento deve alimentar os óculos VR da Qualcomm

A ferramenta deve dispensar controles e outros periféricos na hora da jogatina

Vale notar que, apesar de os óculos contarem com um espaço sensível ao toque para navegação em menus e interações mais simples, uma parceria com a Leap Motion praticamente garante que o dispositivo tenha uma tecnologia capaz de monitorar a movimentação e a posição das mãos do usuário. A ferramenta, aliada a câmeras e sensores, deve dispensar controles e outros periféricos na hora da jogatina, por exemplo.

Embora o produto ainda tenha foco nos desenvolvedores, é bem provável que o público geral possa acabar se beneficiando do novo projeto da Qualcomm no futuro próximo. Isso porque a empresa revelou que deve dar início a um programa de aceleração para empreitadas de terceiros com a realidade virtual. Na prática, isso significa que companhias menores e com o orçamento mais apertado vão poder utilizar o hardware base da fabricante norte-americana para validar suas próprias incursões no VR e chegar mais rápido aos consumidores.

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