Seu celular está esquentando? A Qualcomm diz que não há problemas nisso

1 min de leitura
Imagem de: Seu celular está esquentando? A Qualcomm diz que não há problemas nisso

Talvez nossa cultura de utilização de eletrônicos baseada nas experiências com computadores e, por isso, qualquer indício de superaquecimento já nos deixa preocupados.

Basta o smartphone esquentar um pouco para que fiquemos pensando: "Será que isso vai derreter algum componente? Será que meu aparelho vai estragar?".

Mas de acordo com representantes da Qualcomm — que é hoje uma das principais fabricantes de processadores para portáteis no mundo —, as pessoas deveriam se preocupar menos com isso.

Como assim?

Para o AndroidPit, um porta-voz da empresa foi bem enfático ao dizer que os processadores Snapdragon foram feitos para sobreviver às altas temperaturas. Exatamente: ele disse que os chips portáteis são projetados para suportar as temperaturas mais altas sem sofrer — pois passam por testes de stress pesados antes de serem colocados no mercado, para que não ofereçam risco de apresentar falhas.

Muitas funções em um único chip fazem com que o superaquecimento aconteça

Vale lembrar que os chips portáteis englobam funções de CPU, GPU, DSP, processamento de imagens de câmera, rádio, transmissor de sinal telefônico, modem de internet e outros. Tudo isso sem a presença de coolers e outros sistemas de refrigeração vistos em PCs, por exemplo. Mesmo assim, seu celular não vai ter os problemas que seu computador teria.

A Qualcomm diz também que um dos grandes desafios da empresa está em desenvolver processadores que sejam velozes e eficientes, ao mesmo tempo em que consigam sofrer menos com aquecimento. Hoje, mesmo que não haja riscos de danos, é evidente que o aquecimento pode causar redução no desempenho dos smartphones.

......

Será que algum dia veremos smartphones com alta velocidade e resfriamento de alto nível?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.