Qualcomm anuncia o primeiro chipset Wi-Fi tri-banda do mercado

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm anuncia o primeiro chipset Wi-Fi tri-banda do mercado

(Fonte da imagem: Qualcomm)

A Qualcomm anunciou na última segunda-feira (31 de maio) o lançamento de um novo chipset Wi-Fi batizado como AR9004TB Atheros. Desenvolvido em parceira com a empresa Wilocity, a novidade adiciona o sistema WiGig de 60 GHz aos formatos de 2,4 e 5 GHz usados no padrão de duas bandas 802.11n.

(Fonte da imagem: Qualcomm)Segundo a empresa, a novidade deve aumentar em mais de 10 vezes a velocidade de aparelhos que utilizam conexões Wi-Fi. Informações publicadas pela companhia dão conta de que o novo chipset será capaz de alcançar taxas de transferências de até 5 Gbps com a mesma estabilidade oferecida por conexões a cabo.

Além de permitir a conexão com diversos dispositivos sem o uso de fios, a novidade ainda conta com suporte ao padrão Bluetooth 4.0 para atividades que não exijam o envio de uma grande quantidade de informações.

Snapdragon

Além do Atheros, a Qualcomm anunciou o WCN3600, chipset wireless desenvolvido para complementar o processador Snapdragon em smartphones e tablets. O dispositivo conta com Wi-Fi de duas bandas, conectividade Bluetooth 4.0 e suporte a rádio FM. Além disso, a novidade ainda conta com a tecnologia Wi-Fi Display, capaz de transmitir vídeos para monitores ou televisões com suporte a Wi-Fi.

Segundo o CEO da Qualcomm, Paul Jacobs, estão sendo desenvolvidos cerca de 250 aparelhos que utilizam o Snapdragon como base. Esse número se soma aos 125 dispositivos já anunciados pela companhia, e mostram o empenho da empresa em estabelecer seu nome em mercados diferentes daquele de chips para rádios.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.