Review: tablet Qbex TX322i [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: tablet Qbex TX322i [vídeo]

A Qbex é uma empresa brasileira focada na fabricação de equipamentos de baixo custo, voltados para um público que deseja ter acesso às configurações mínimas necessárias em computadores e tablets. Um dos produtos disponibilizados pela empresa no mercado é o tablet Qbex TX322i, modelo com tela de 7 polegadas e sistema operacional Android 4.4.

O aparelho custa cerca de R$ 190, valor que pode ser considerado entre os mais baixos para a sua categoria. Além disso, ele traz um processador Intel Atom Z2520, com 2 GB de RAM e 8 GB de espaço de armazenamento. Será que vale a pena economizar na hora da compra de um tablet e levar o modelo TX322i para casa? Isso é o que nós vamos descobrir agora nesta análise.

Design

Como já é de se esperar em um modelo que ocupa essa faixa de preço, não há inovação alguma no que diz respeito ao design. Entretanto, de forma alguma isso significa que o usuário tem um problema nas mãos. Com tela de 7 polegadas, o modelo tem o visual tradicional de um tablet comum, com bordas bem ressaltadas nas laterais e na parte superior.

O acabamento da parte traseira é em plástico, e sua textura simula couro (o chamado faux leather). A câmera traseira está posicionada em um ponto curioso, quase na lateral direita. Ainda na parte traseira, o destaque maior fica por conta da logo da Intel, que é maior até mesmo do que a logo da fabricante.

Na parte superior estão localizados todos os botões (power e controles de volume). No mesmo local estão situadas também a entrada micro USB, a saída para fone de ouvido e a entrada para o carregador de energia. Por fim, neste mesmo espaço se encontra ainda a entrada para cartões micro SD.

Tela

A tela talvez seja um dos pontos em que mais se percebe que estamos diante de um tablet de entrada. Os níveis de controle de brilho são bastante tênues, e, por conta disso, não há tanta variação em deixar o brilho no mínimo ou no máximo. A intensidade da luminosidade é baixa, e as cores da tela não são fiéis: você tem uma sensação de opacidade ao visualizar conteúdo nele.

O índice de reflexos em ambientes muito iluminados é alto, a ponto de a tela quase espelhar o seu rosto por completo. No que diz respeito ao ângulo de visão, basta olhar para o aparelho um pouco na diagonal para que praticamente você já não veja mais nada na tela. A resistência a multitoque (até cinco simultâneos, no máximo) é razoável.

Desempenho

Com processador Intel Atom Z2520 e 2 GB de RAM, desempenho não pode ser considerado um problema para o modelo da Qbex. Logicamente é preciso levar em consideração que estamos falando de um modelo de baixo custo, voltado para quem quer pagar muito pouco em um aparelho, porém, dentro da sua proposta, o resultado é bom.

Jogos mais simples, como Candy Crush ou Angry Birds, rodam tranquilos. Já um game um pouco mais pesado, como Thor: o Mundo Sombrio, apresenta queda de frames e alguns leves engasgos, mas dá pra jogar sem passar nervoso. A transição entre apps é um pouco arrastada, de forma que se você está planejando um uso multitarefa do aparelho, é melhor ir com mais calma.

Interface

Há poucas modificações na interface do Android apresentado no modelo Qbex TX322i, o que é um ponto positivo para o aparelho. O número de apps pré-instalados além do conjunto básico também é bastante reduzido: Cute the Rope Free, Dongle Settings, File Manager, MX Player, Where’s My Water e Xmas Pinball Lite são os aplicativos disponíveis.

De resto, todos os itens disponibilizados no Android 4.4 estão presentes de forma satisfatória, incluindo a integração com o Google Now. Chama atenção ainda o fato de que na tela inicial é possível controlar o volume do aparelho por meio de botões disponibilizados ao lado do “Home”.

Bateria

A duração de bateria é um dos pontos positivos do tablet TX322i. Com capacidade de 3.000 mAh, o modelo pode ser considerado econômico, mas o mérito maior talvez seja o baixo consumo da tela. Por não ser muito exigido ou por não suportar aplicações tão pesadas assim rodando simultaneamente, ele se mantém em níveis pouco estressantes de funcionamento.

O resultado disso é um aparelho com carga suficiente para o dia todo, mesmo com momentos em que você o utilize de forma estressante. Em nossos testes, a bateria durou pouco mais de seis horas para exibição de vídeo via Netflix. Já em uso moderado, o aparelho resistiu ao dia todo de uso sem maiores problemas.

Câmera

Sabemos que a câmera em um tablet não é um item essencial e, por conta disso, não podemos ser tão exigentes assim nessa categoria. Entretanto, ficamos muito decepcionados com os resultados obtidos com a câmera traseira de 2 megapixels. As fotos capturadas com ela, mesmo em condições favoráveis de luminosidade, apresentam uma qualidade ruim.

Há distorção de cores, estouro de brilho e saturação, ruídos e pouca definição. Com a câmera frontal, de apenas 0,3 megapixel, a situação é ainda pior. Portanto, esqueça os selfies no Qbex TX322i, a menos que você queira ver fotos com a qualidade mais baixa possível para uma câmera de tablet.

Áudio

Assim como a maioria dos tablets disponíveis no mercado, o modelo da Qbex também não conta com fones de ouvido. Portanto, você tem que usar os mesmos que já utiliza no seu celular ou buscar outro fone complementar. A saída de áudio está localizada na parte traseira, mas seu posicionamento é adequado, pois raramente suas mãos vão cobri-la durante os jogos.

Embora o som seja baixo e o nível de distorção seja perceptível quando o volume estiver configurado no máximo, o resultado final é razoável dentro da proposta do aparelho.

Vale a pena?

Vamos ser sinceros: são poucos os tablets disponíveis no mercado que custam R$ 190. Obviamente, por esse valor você não vai levar para casa um aparelho com tecnologia de ponta, mas o modelo da Qbex consegue ser razoável em muitas tarefas. Se você é estudante e precisa de um tablet só para ler PDFs da faculdade, por exemplo, vale a pena pagar barato em um dispositivo funcional que vai resolver o seu problema e, de quebra, ainda vai permitir que você se distraia com alguns jogos.

Porém, se você espera um pouco mais do que isso, talvez seja melhor juntar um pouco mais de dinheiro e sair em busca de um modelo mais interessante. As maiores decepções aqui são a tela de baixa qualidade e, principalmente, a câmera traseira, que deixa muito a desejar. Bateria e desempenho são satisfatórios e acabam compensando essas falhas.

O Qbex T322i é ideal para quem precisa de um tablet, mas não está disposto a gastar muito. Se você pretende fazer um uso simples do produto, ele certamente é uma boa escolha pelo preço reduzido. Se a sua intenção é qualquer outra além dessa, pode continuar a pesquisar outros modelos, pois esse definitivamente não foi feito para você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.