A essa altura do campeonato — em que a Sony acabou com o sonho do PS4 próprio —, muitos jogadores brasileiros já se decidiram em ir de Xbox One na próxima geração. Claro, ainda há esperança nacional de conseguir um PlayStation 4 — seja através da produção nacional ou de um reajuste no preço anunciado.

Com poucos dias faltando para o lançamento, chegou a hora de nós (meros mortais que não podemos comprar os dois consoles) decidirmos qual video game será nosso escolhido para o início desta nova geração. Pensando nisso, hoje trazemos uma lista com os principais jogos que podem levá-lo a optar por um ou outro.

Nosso objetivo aqui não é dizer que um console é melhor que outro, mas apenas expor os títulos que estarão disponíveis logo nos primeiros dias. Ao fim do artigo faremos uma pequena comparação, mas você deve ter em mente que, acima de tudo, sua opinião e gosto pessoal são o que conta para a aquisição de um video game.

Lançamentos iniciais

Bom, antes de partirmos para a lista de títulos que chegarão aos novos consoles, queremos esclarecer que estamos falando especificamente de jogos que serão lançados junto com os novos video games, ou seja, aqueles que estarão disponíveis para quem comprar o PS4 ou Xbox One já no primeiro dia.

Neste artigo, não vamos comentar sobre os jogos da primeira janela de lançamentos (período que vai até março de 2014). Esqueça jogos como DriveClub, Deep Down, Titanfall, Wolfenstein: The New Order e outros que chegarão posteriormente aos catálogos dos novos consoles.

Multiplataformas

A lista acima mostra alguns games de terceiros que serão responsáveis por atrair os jogadores para os novos consoles, mas é importante ressaltar que poucos desses jogos têm relevância (atrativos e novidades) suficiente para impulsionar a venda dos novos consoles.

Podemos dar destaque para Assassin`s Creed IV: Black Flag, Battlefield 4, Need for Speed: Rivals e os jogos da EA. Todos esses games devem apresentar visuais bem diferentes no PlayStation 4 e no Xbox One.

Já os games mais básicos, que não apelam muito para gráficos, não devem ser tão diferentes das versões lançadas pra PS3 e Xbox 360. É o caso de Just Dance 2014, LEGO Marvel Super Heroes e NBA 2K14.

Consumidores que não possuem um console poderão aproveitar todos esses títulos com a melhor qualidade possível. Já os jogadores proprietários de um video game da atual geração talvez não tenham tanta urgência para experimentar esses jogos.

Exclusivos do Xbox One

A lista de jogos exclusivos do Xbox One deixa qualquer um ansioso para ter o console em mãos, ainda mais se atentarmos para o fato de que o aparelho tem um título de peso que há tempos é requisitado pelos gamers: Killer Instinct. O melhor de tudo é que este jogão de luta será disponibilizado gratuitamente (com algumas limitações, é claro!).

Além do retorno de KI, temos Dead Rising 3, por exemplo, que é um exclusivo que promete ser a maior diversão em um mundo infestado por zumbis. Com gráficos de altíssima qualidade, o game promete oferecer diversas opções para a matança dos mortos-vivos.

Outros grandes jogos que estão bem falados é Forza Motorsport 5 e Ryse. O primeiro dispensa comentários, afinal é o concorrente direto de Gran Turismo que promete elevar os gráficos a um novo nível e propiciar corridas profissionais. O game épico Ryse é uma novidade bem interessante para quem reclamava da falta de exclusivos no Xbox 360.

Xbox One – Jogos antigos

Exclusivos do PlayStation 4

A Sony fez muitas promessas, mas na última hora acabou adiando o lançamento de DriveClub e de DriveClub PlayStation Plus Edition (essa última seria gratuita para os assinantes da Plus). Com isso, o console ficou apenas com alguns poucos indies no catálogo e um único grande exclusivo: o PlayRoom. Não podemos dizer que é um excelente plano da Sony.

PlayStation 4 – Jogos antigos

Qual video game tem os melhores lançamentos?

A lista de games multiplataformas é pequena, mas são jogos que chegarão simultaneamente nos dois aparelhos e, portanto, se você quer um console principalmente para experimentar algum deles, você pode optar por qualquer console que satisfaça seus desejos.

Como podemos conferir acima, a lista de jogos de lançamentos iniciais do PlayStation 4 é consideravelmente maior que a do Xbox One. O console da Sony terá oito títulos a mais que o concorrente no primeiro dia, mas isso não quer dizer que ele esteja na vantagem.

A grande verdade é que muitos desses games já foram experimentados por jogadores que já possuem o PS Vita e o PS3. Outros tantos títulos (como Minecraft) já foram lançados para PC e Xbox 360, o que acaba com ineditismo que serviria para atrair o público gamer.

Os exclusivos do PlayStation 4 são jogos medianos que também não chamam muita atenção. Até pode ser que você adore jogos como Super Motherload e Resogun, mas não há qualquer comparação entre esses títulos e outros famosos, como inFamous: Second Son e PlanetSide 2. Talvez, o melhor aqui seja o PlayRoom, pois ele vai oferecer uma experiência diferente.

O Xbox One, por sua vez, deixa os títulos independentes e games mais simples de lado, focando em grandes lançamentos. A aposta em jogos como Dead Rising 3, Forza Motorsport 5, Killer Instinct e Ryse: Son of Rome é sensata para atrair os jogadores logo no lançamento do aparelho, afinal são games bem completos e de alta qualidade.

Alguns outros games para One não serão exclusivos, sendo possível experimentá-los no Xbox 360 e no Wii U. Há também alguns títulos que já foram lançados. De qualquer forma, a Microsoft resolveu investir em poucos jogos, mas garantir o ineditismo e a alta qualidade em sua lista de lançamentos iniciais.

Os lançamentos do PS3 e do Xbox 360 foram melhores...

É interessante notar que mesmo tendo um grande tempo para planejar os lançamentos dos consoles (e os respectivos jogos), tanto a Sony quanto a Microsoft não capricharam tanto quanto fizeram no passado.

Parte da culpa é de algumas desenvolvedoras parceiras (que também atrasaram conteúdos), mas a maior responsabilidade é das companhias que deveriam investir em títulos inovadores para impulsionar as vendas.

Diversos games famosos como Elder Scrolls IV, Call of Duty 3, Saints Row, Project Gotham Racing 3, Resistance: Fall of Man e outros foram lançados junto com o Xbox 360 e o PlayStation 3. Tais games haviam sido prometidos em grandes eventos e foram essenciais para que os consumidores pulassem para a nova geração.

O tempo reserva boas surpresas

Por fim, queremos ressaltar que a janela de lançamentos promete uma boa quantidade (mais de 20 títulos) de games para o PS4 e uma minoria (menos de dez jogos) para o Xbox One. Como de praxe, você deve avaliar quais jogos são os mais interessantes para você. Quem sabe, até mesmo o Wii U seja a aposta mais sensata para alguns.

Queremos aproveitar ainda para salientar que há muitos games que ainda serão lançados — e que chegaram recentemente — para o PlayStation 3 (Gran Turismo 6 manda lembranças) e para o Xbox 360. Há inclusive alguns títulos de “próxima geração” que chegarão aos atuais consoles, como é o caso de Watch Dogs, Wolfenstein, Destiny e por aí vai.

A grande verdade é que, mesmo dando diversas mancadas no anúncio, a Microsoft conseguiu consertar os erros e mudar suas políticas antes do tempo. Por ora, na questão de catálogo de lançamento, o Xbox One está na vantagem. E apenas lembrando que, além de ter poucos games atraentes, o PlayStation 4 custa 4 mil reais. Qual será sua escolha na próxima geração?

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo: