TecMundo Ensina: como limpar e trocar a pasta térmica do seu PlayStation 4

6 min de leitura
Imagem de: TecMundo Ensina: como limpar e trocar a pasta térmica do seu PlayStation 4

O seu PlayStation 4 anda um pouco barulhento ultimamente? Você mal começa a jogatina e as ventoinhas já estão girando que nem loucas sem parar? Com o tempo, o PS4 pode acumular um pouco de poeira, o que pode prejudicar o sistema de ventilação e ocasionar problemas de desempenho no próprio console.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para nossa sorte, uma boa limpeza pode resolver o problema e dar vida nova ao seu companheiro de guerra de tantas aventuras. Se preferir, é possível trocar a pasta térmica do processador, o que também ensinamos no vídeo tutorial logo acima. Caso você queira ter acesso ao passo a passo em texto, acompanhe a matéria a seguir e faça tudo com bastante cautela.

AVISO

O TecMundo e o TecMundo Games não se responsabilizam por danos no seu PlayStation 4 ou perda de garantia do console. Embora o procedimento seja simples e seguro, acidentes podem acontecer. Portanto, siga as nossas instruções corretamente e faça tudo por sua conta e risco.

Materiais necessários

Para fazer a limpeza completa do seu PS4, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Uma chave philips;
  • Uma chave torx (aquela com ponta de seis pontos no formato de uma estrela);
  • Um pincel para fazer a limpeza;
  • Outros materiais de limpeza, como panos e cotonetes;
  • Pasta térmica;
  • Álcool isopropílico.

Para facilitar a vida daqueles que vão acompanhar esse tutorial por meio de texto, vamos separar cada uma das etapas de forma bem organizada. Partiremos de desmontagem, limpeza e ensinaremos novamente a montar o seu PlayStation 4. Preste muita atenção em cada passo e, se necessário, registre cada estado do seu console por uma foto, que pode ser capturada com o seu smartphone.

Lembre-se também de guardar e separar muito bem cada parafuso que você tirar do video game. Durante a montagem do PS4, não pode faltar ou sobrar nenhuma peça. Portanto, escolha um local adequado para fazer o procedimento – preferencialmente bem claro, arejado e plano – e seja organizado com todos os componentes do seu console. Você não vai querer dizer um "adeus" antes da hora, vai?

1. Retirar o HD

O primeiro passo é retirar o HD, uma das partes mais sensíveis do PS4. Portanto, tome bastante cuidado nesta etapa. O HD fica embaixo da parte superior brilhante da carcaça, que sai com relativa facilidade se for forçada um pouco para fora. Ao realizar esse movimento, aumente a intensidade gradativamente para não danificar os encaixes.

2. Retirar o restante da carcaça

Na sequência, é preciso tirar o restante da carcaça do PS4, ou seja, todas essas partes que cobrem o video game. A dica é começar pela parte de trás, localizando os quatro pequenos adesivos que cobrem os parafusos.

É bom ressaltar que são esses os adesivos que, se forem retirados durante o período de garantia, invalidam o suporte oficial da Sony para o PlayStation 4. Para tirar os parafusos, use a chave torx e lembre-se de separar muito bem cada parafuso que você retirar.

Voltando para a parte de cima do console, retire os outros parafusos com a chave torx. Para tirar a tampa fosca do PS4, destrave a parte da frente puxando para fora em um movimento que exige um pouco de força. Você vai ouvir alguns estalos indicando que a tampa pode ser removida. A partir daí, a gente já começa a ver alguma sujeira, que pode ser removida.

Para retirar a parte inferior do console, siga os mesmos passos que utilizamos na tampa superior. Na parte da frente do console, destrave a tampa puxando-a para fora. Só depois de ouvir um estalo de cada um dos lados do PS4 é seguro remover a tampa de baixo. Limpe toda a sujeira que for encontrando no caminho.

3. Retirar a fonte de alimentação

A fonte de alimentação fica acessível pela parte de baixo do console. Para retirá-la, basta usar a chave torx para remover todos os parafusos. Lembre-se de desconectar o cabo que fica ligado na parte lateral da fonte, que pode oferecer um pouco de dificuldade se não houver cuidado.

A remoção da fonte pode exigir um pouco mais de esforço por causa dos pinos que alimentam a placa. Tenha bastante atenção nesta parte e limpe com cuidado sempre que encontrar sujeira.

4. Retirar componentes da placa lógica

Ainda na parte inferior do console, é preciso retirar a antena Bluetooth. Trata-se desse fio que cruza o console. É só retirar o conector de um dos lados e puxar com cuidado. Desconecte também os outros cabos que se ligam à placa lógica.

5. Retirar o leitor de Blu-ray

O leitor de Blu-ray é o componente que fica localizado ao lado do cooler. É preciso retirar parafusos específicos para soltar todo o conjunto. Depois, é só removê-lo verticalmente e separar os parafusos que forem diferentes.

Se você quer fazer uma limpeza mais superficial, pode parar por aqui. Nesta parte, já é possível ter acesso à ventoinha e retirar bastante sujeira do seu console. Porém, se você quer limpar profundamente o seu PS4 e até trocar a pasta térmica do processador, siga adiante com o nosso passo a passo.

6. Retirar a placa lógica

Para tirar a placa lógica, vire o console e remova todos os parafusos que prendem essa proteção metálica. Tome cuidado com o pequeno conector que está ligado nesta parte e retire-o para cima com cuidado. Lembre-se de separar os parafusos iguais para não se perder. Há uma pequena peça metálica que está presa com parafusos separados. Retire-a também.

Depois, retire com cuidado essa parte metálica que protege a placa lógica. A placa não deve estar presa por nenhum parafuso. Para retirá-la, é só ir puxando com cuidado na vertical. Depois de tirá-la, é possível ver o processador e a pasta térmica que precisa ser substituída. Porém, ainda não vamos trocar a pasta térmica; continuaremos com a limpeza do console.

7. Limpeza geral

Depois de retirar a placa lógica, é preciso remover essa proteção metálica. É só remover alguns parafusos e retirar essa placa, que traz junto o dissipador de calor. Por último, basta desparafusar o cooler e retirá-lo também.

Com todas as partes desmontadas, é hora de caprichar limpeza, usando sempre panos secos, pincel e cotonete. Também dá para sugar a sujeira usando um aspirador de pó ou um soprador de ar comprimido.

8. Trocar a pasta térmica

Depois de fazer a limpeza geral, é hora de voltar para placa lógica. Antes de mais nada, retire a bateria para evitar qualquer problema elétrico. Depois, limpe a pasta térmica que estiver sobre o processador e na peça metálica que cobre a placa lógica. Use o álcool isopropílico com cotonete para facilitar o trabalho. Se for necessário, tire o pó da placa lógica com o pincel.

Depois que tudo estiver limpo, aplique uma pequena quantidade de pasta térmica sobre o processador e espalhe com cuidado. Deixe apenas uma camada fina e uniforme de pasta.

9. Remontar tudo

Depois de dar um trato no seu PS4, é hora de montar tudo novamente. Para começar, volte para carcaça do seu console e reinstale o cooler. Em seguida, coloque a placa metálica que possui o dissipador de calor. Lembre-se de usar os parafusos certos e prender bem todos os cantos.

Na sequência, instale novamente a bateria na placa lógica e coloque-a com cuidado sobre a placa metálica. Por cima da placa lógica, coloque a outra proteção metálica, não se esquecendo da pequena peça que vai sobre o processador. Lembre-se de reconectar aquele pequeno cabo na lateral da placa lógica.

Do outro lado, posicione novamente o leitor de Blu-ray e seus parafusos. Reconecte todos os cabos que você retirou durante a desmontagem, lembrando-se de tomar muito cuidado com os cabos mais sensíveis. Não se esqueça também da antena de Bluetooth.

Em seguida, instale a fonte de alimentação, certificando-se de que ela está bem limpa e posicionada do lado correto. Se os parafusos estiverem bem organizados, vai ser fácil se lembrar de onde colocar cada um deles. Depois de instalar a fonte, é só encaixar a tampa dos dois lados do console, deixando tudo bem limpo.

Instale novamente o HD e parafuse também para deixá-lo bem preso. Coloque a tampa brilhante que cobre o HD. Por fim, lembre-se de colocar os parafusos na parte traseira do seu console, finalizando toda a montagem do PS4.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.