menu
Logo TecMundo
Produto

Pesquisadores utilizam névoa para projetar imagens holográficas 3D

Responsáveis pelo projeto são do Reino Unido, sendo que eles utilizaram um sistema de tabletop, o que resulta em imagens que aceitam manipulação

schedule16/04/2014, às 13:57

Fonte:

Imagem de Pesquisadores utilizam névoa para projetar imagens holográficas 3D no site TecMundo

Em diversos filmes famosos — como é o caso de “O Homem de Ferro” —, há aparelhos de alta tecnologia que geram imagens em três dimensões no ar, sendo que é possível utilizar diferentes comandos para manipular essas projeções. Na realidade, ainda não temos dispositivos tão precisos assim, mas esse cenário está prestes a mudar.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Um time de estudiosos da Universidade de Bristol, no Reino Unido, conseguiu criar um sistema de tabletop capaz de gerar imagens 3D no ar. Para isso, a novidade conta com um sistema de luz que “manda” os objetos desejados para uma névoa, de forma que as imagens tenham um local para serem vistas e construídas.

Possibilitando o “contato” humano

Com isso, o aparelho já é capaz de realizar parte do trabalho que tecnologias de filmes desempenham. Em seguida, os responsáveis pela pesquisa utilizaram câmeras e sensores, resultando na possibilidade de a novidade identificar a posição da sua mão, de modo que você pode manipular objetos de formas varias (como diminuir, aumentar ou girar essas imagens).

Ainda segundo as informações divulgadas, essa novidade é chamada de MisTable. Além disso, o ponto alto do dispositivo é o fato de que você pode “quebrar” a barreira entre o 2D e o 3D, possibilitando um trabalho da forma que você quiser ou precisar — basta executar os movimentos corretos para que a imagem volte para a mesa, por exemplo.

Ainda há o que desenvolver...

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Outra alternativa de uso é em grupo. Já que o sistema desenvolvido consegue identificar a posição de qualquer mão, por assim dizer, é possível realizar trabalhos com várias pessoas de uma vez. Com isso, o MisTable poderia ser utilizado em jogos, levando a interação dos títulos para um novo patamar.

Contudo, assim como você pode conferir no vídeo acima, os objetos criados não são muito nítidos, de maneira que é necessário mais trabalho por parte do pessoal da Universidade de Bristol. Apesar disso, a tecnologia criada é promissora, não é mesmo? Depois de ler tudo isso, não se esqueça de postar um comentário contando qual é a sua opinião sobre o assunto.