On Appétit: gadget permite criar menu virtual na mesa do restaurante

1 min de leitura
Imagem de: On Appétit: gadget permite criar menu virtual na mesa do restaurante

Já é comum ver em restaurantes garçons com gadgets, uma forma eficiente de anotar rapidamente o pedido de cada mesa, evitando esquecimentos, trocas de pratos e agilizando o atendimento. No entanto, o conceito por trás de On Appétit vai além.

A ideia é projetar um menu virtual na mesa do restaurante, em frente de cada cliente. Desenvolvido por Aritz Villodas, da empresa espanhola Tecnalia, On Appétit exibe imagens dos pratos do cardápio, permitindo que o cliente faça suas escolhas virtualmente.

No protótipo – que você pode visualizar no vídeo - um projetor é instalado em cima de cada lugar para exibir as imagens na mesa. Conectada a ele está uma webcam, que pode detectar os movimentos feitos pelo cliente, alterando, inclusive, o local das imagens, caso o prato seja movido de lugar.

Dois “botões” são projetados na mesa. Através deles é possível selecionar um prato ou passar para o item seguinte no meu. Suas escolhas são exibidas no lado esquerdo superior, na ordem escolhida por você. Cada refeição é visualizada por nome e foto.

Por ainda ser um projeto, pouco pode ser observado no vídeo produzido pelo desenvolvedor. Não há opções de como alterar a ordem dos pratos, mais detalhes sobre cada um deles ou modo para escolher bebidas.

Além disso, é possível escolher os pratos em ordem, mas não quando cada um deles chega à mesa. Outro detalhe é o custo: um projetor e uma webcam para cara assento do restaurante representa um alto custo de material e energia elétrica.

No entanto, a ideia do desenvolvedor é aprimorar o aplicativo para que um projetor seja capaz de exibir cardápios para todos que estiverem na mesma mesa. Ainda assim, seria necessário um projetor e uma webcam conectados a um computador em cada mesa.

On Appétit

Reprodução: Aritzftp

Mesmo com o custo da tecnologia ainda alto, seria possível diminuir o número de pessoal, não sendo necessário um garçom para anotar o pedido. Com On Appétit, os donos de restaurante só precisarão de pessoas para levar os pratos e as bebidas até a mesa.

O conceito pode parecer ainda pouco desenvolvido, mas são ideias como On Appétit que geram novas tecnologias, aplicadas agora, também, ao setor gastronômico. Em breve, você pode estar em um restaurante, escolhendo sua refeição apenas com um toque!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.