Engenheiro cria projetor caseiro para emitir imagens diretamente na retina

1 min de leitura
Imagem de: Engenheiro cria projetor caseiro para emitir imagens diretamente na retina

(Fonte da imagem: Divulgação/Ecleti.cc)

O engenheiro elétrico Nirav Patel, inspirado no ProjectGlass (os óculos de realidade aumentada da Google), apresentou um sistema caseiro de projetores em miniatura que emitem imagens diretamente na retina.

A exibição é feita por um sistema relativamente grande que não pode ser usado como óculos. A imagem é projetada através de divisores de feixes e espelhos, para diminuir a potência da iluminação. O resultado final é exibido através de um foco em que você deve posicionar seu rosto para visualizar a imagem diretamente na sua retina.

Construções como a de Nirav são raríssimas por envolverem muitas peças de alto custo, cálculos de alta precisão matemática e dificuldade em replicar a moldura em casa. Utilizando projetores, espelhos, lentes especiais e as molduras corretas, o engenheiro criou e explicou como construiu a bugiganga em seu website, que você pode conferir neste link.

Até o momento, versões caseiras de projetores desse tipo não haviam sido publicadas, pois elas representam uma ameaça para a visão. A potência da projeção desta máquina diretamente nos olhos é extremamente perigosa: o impacto na retina é até 100 mil vezes superior ao que os olhos podem observar sem danos — enquanto os protótipos oficiais registraram valores 75 vezes abaixo do máximo saudável.

A exposição direta ao mecanismo pode deixar uma pessoa cega permanentemente. Por isso, caso queira seguir os passos de Nirav, recomendamos toda a cautela do mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.