(Fonte da imagem: Divulgação/Ecleti.cc)
O engenheiro elétrico Nirav Patel, inspirado no ProjectGlass (os óculos de realidade aumentada da Google), apresentou um sistema caseiro de projetores em miniatura que emitem imagens diretamente na retina.
Nossos vídeos em destaque
A exibição é feita por um sistema relativamente grande que não pode ser usado como óculos. A imagem é projetada através de divisores de feixes e espelhos, para diminuir a potência da iluminação. O resultado final é exibido através de um foco em que você deve posicionar seu rosto para visualizar a imagem diretamente na sua retina.
Construções como a de Nirav são raríssimas por envolverem muitas peças de alto custo, cálculos de alta precisão matemática e dificuldade em replicar a moldura em casa. Utilizando projetores, espelhos, lentes especiais e as molduras corretas, o engenheiro criou e explicou como construiu a bugiganga em seu website, que você pode conferir neste link.
Até o momento, versões caseiras de projetores desse tipo não haviam sido publicadas, pois elas representam uma ameaça para a visão. A potência da projeção desta máquina diretamente nos olhos é extremamente perigosa: o impacto na retina é até 100 mil vezes superior ao que os olhos podem observar sem danos — enquanto os protótipos oficiais registraram valores 75 vezes abaixo do máximo saudável.
A exposição direta ao mecanismo pode deixar uma pessoa cega permanentemente. Por isso, caso queira seguir os passos de Nirav, recomendamos toda a cautela do mundo.
)
)
)
)
)
)