Seleção: programas para edição e visualização de arquivos PDF

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas para edição e visualização de arquivos PDF

O formato você já conhece, mas será que sabe como extrair o máximo deste tipo de arquivo? Lançado na metade da década de 90 pela Adobe, os arquivos PDF – Portable Document Format – pouco a pouco ganharam a confiança dos usuários e hoje em dia estão presentes em arquivos desde os mais corriqueiros, como textos pessoais, até mesmo em comprovantes de pagamento, boletos bancários, documentos e livros.

Uma das características do PDF é a sua leveza e a possibilidade de ser gerado a partir de diversos outros formatos, como arquivos do Microsoft Office, imagens e páginas em HTML. O portal Baixaki foi pesquisar quais são os principais aplicativos do gênero disponíveis e apresenta para você uma seleção especial de ferramentas.

PDF

Leitores de PDF

Adobe ReaderAdobe Reader

Como o formato foi lançado pela Adobe, originalmente o Adobe Reader foi o primeiro programa existente a trabalhar com o formato. Atualmente em sua nona versão é o visualizador de documentos PDF mais utilizado no mundo.

O aplicativo é gratuito, no entanto suas funções são limitadas se comparado com outros concorrentes lançados posteriormente, uma vez que ele não permite edição de conteúdo. O Adobe Reader apenas disponibiliza ferramentas inteligentes para localização de trechos específicos, mudança de cores das páginas e impressão.

Foxit Reader 

Foxit Reader

Leveza e praticidade são as principais características do Foxit Reader. Também gratuito o aplicativo traz basicamente as mesmas funções do seu concorrente da Adobe, no entanto sua integração com alguns add-ons possibilitam o acréscimo de novas funções ao leitor.

Seu tamanho é cinco vezes menor que o Adobe Reader – 4 MB contra 20 MB – e suporta Javascript, comentários ao longo do texto, preenchimento de formulários e opções complementares de visualização, como métrica e parcial.

Adobe Digital Editions 

Adobe Digital Editions

Se a sua ferramenta principal ironicamente não é uma das melhores opções, a Adobe lançou também o Adobe Digital Editions, um aplicativo tão leve quanto o Foxit Reader e com as mesmas opções de visualização do Adobe Reader.

O diferencial aqui fica por conta dos modos de gerenciamento de documentos e e-books. Nele é possível separar arquivos de acordo com critérios que você mesmo define, tornando o software uma verdadeira “prateleira virtual”. Seu visual com cores sóbrias, moderno e atrativo torna a leitura agradável e a interface de fácil utilização.

Editores de PDF

Expert PDF ProExpert PDF Pro

Editar e criar arquivos em PDF é uma tarefa simples com o Expert PDF Pro, um programa 100% gratuito e que oferece recursos de fazer inveja aos principais programas pagos. O aplicativo permite a incorporação de fontes, suporte para links externos, criação de formulários, criptografia e integração com o Microsoft Word.

A interface do programa lembra muito editores de textos mais convencionais, de modo que o usuário dificilmente se perca em meio ao grande número de funções que o software apresenta. Se você estava em busca de uma boa opção edição, sem dúvida vai gostar muito desta.

Foxit Editor 
Foxit Editor

Compreendendo os recursos mais básicos dos programas de edição em uma interface simples e agradável para o usuário, o Foxit Editor é um dos softwares pagos com maior aceitação no mercado justamente pela sua acessibilidade.

Com ele é possível criar novos arquivos, inserir elementos gráficos, editar textos e exportar com qualidade sem que haja perda de qualidade em detalhes gráficos. A versão para teste funciona plenamente, porém exibe uma marca d’água em todos os arquivos editados salvos.

PDF Amigo

PDF Amigo

Se o seu negócio não é baixar programa algum, que tal editar e criar arquivos em PDF totalmente online e sem pagar nada por isso? Pois essa tarefa fica ainda mais simples com o PDF Amigo um programa que dispensa cadastro e pode ser integrado à sua conta do Gmail.

Nele você pode editar as propriedades da página, fontes, tamanho e espaçamento do texto, além de criar formulários editáveis. O resultado final pode ser mantido online, enviado por email ou salvo em seu PC, tudo isso de maneira rápida e sem nenhuma complicação.

Qual dessas é a sua ferramenta favorita para PDFs? Utiliza alguma outra que não está na lista? Participe conosco e ajude-nos a tornar esta seleção especial ainda mais ampla.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.