Novidades do Adobe Air 2.0

1 min de leitura
Imagem de: Novidades do Adobe Air 2.0

Diversos aplicativos disponíveis aqui no Baixaki utilizam a plataforma Adobe Air, porém, apenas a beleza deles não foi suficiente para conquistar a maioria dos usuários. O alto consumo de memória é um dos maiores problemas que este sistema enfrenta, mas isso pode mudar na próxima versão.

O que é o Adobe Air?

O Adobe Integrated Runtime, mais conhecido como Adobe Air, é uma plataforma que permite rodar aplicativos independentemente do Sistema Operacional que o computador possui. Ou seja, não importa se o computador possui Windows, MAC ou Linux, o programa vai funcionar. Isso traz mais facilidade para os desenvolvedores que, com isso, podem criar aplicativos para diversos Sistemas com apenas uma versão.

Uma das características mais marcantes dos aplicativos desenvolvidos para o Adobe Air é a interface: além de dinâmica, os aplicativos que usam essa plataforma sempre foram motivo para elogios em relação ao seu visual. No entanto, para muitos especialistas, esta vantagem não justifica o alto consumo de memória do computador.Seria essa a plataforma do futuro?

Novidades

Uma versão BETA do Adobe Air já está programada para ser lançada no final deste ano e chegará completa no começo de 2010. Essa nova versão traz novas funcionalidades e melhorias, que prometem diminuir o consumo de memória.

A lista de novidades é grande e inclui, entre outros, suporte multi-touch e navegação por gestos. Mas para isso, o computador precisa ter um dos Sistemas Operacionais que suporte tais tecnologias. As novidades também incluem melhorias na navegabilidade, interação com o Sistema, acessibilidade, segurança e conexão com a internet. Isso tudo permite mais flexibilidade entre o sistema nativo e os aplicativos desenvolvidos para o Adobe Air.

A interoperabilidade faz do Air uma ótima forma de desenvolver.


Se tudo ocorrer como esperado, a versão 2.0 pode conquistar mais adeptos - tanto desenvolvedores quanto usuários. Aliás, se você já utilizou algum aplicativo baseado nesta plataforma, conte-nos suas expectativas para a nova versão. Será que teremos outros motivos para usar o Adobe Air além do ótimo visual gráfico?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.