Seleção: notificadores para agilizar sua vida no Windows

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: notificadores para agilizar sua vida no Windows

Um fato comum no cotidiano de qualquer usuário é o acesso em vão a determinados sites, pois nenhum deles apresentou qualquer alteração desde sua última visita. Seja serviço de email, rede social ou programa do Windows, qualquer notificação é bem-vinda quando você não deseja perder tempo procurando novidades. Nesta seleção, há vários programas, serviços e extensões para você nunca mais precisar abrir um site sem que tenha sido alterado.

Growl for Windows

Este programa oferece aos usuários do Windows uma função que antes era exclusiva do Mac: o sistema de notificações do Growl. Nele, os programas registrados exibem mensagens em diversas situações, dependendo de sua função: conclusão de download, mudança na faixa de áudio executada, atualizações de feeds, entre outras funções.

Como o Growl for Windows não é tão famoso quanto a versão do Mac, são poucos os programas em sua lista. Contudo, ela apresenta os principais softwares do mercado e é atualizada semanalmente – também é possível pedir ao desenvolvedor para incluir um programa específico.

Gmail Growl

Gostou do sistema de notificações para programas do Growl for Windows? Então talvez você também se interesse pelo Gmail Growl, pois as mensagens exibidas são praticamente as mesmas – com a diferença de elas apresentarem apenas conteúdo relacionado aos emails recebidos pelo Gmail.

O bom do programa é que ele não apenas mostra quando você recebe novas mensagens, mas também exibe suas pré-visualizações – dessa forma, você sabe quem enviou o email e qual o assunto antes de abrir o navegador para lê-lo.

Dream Scroller

Para não se esquecer de compromissos, o ideal é sempre ter algo que sirva como lembrete. Com o Dream Scroller, é possível gerenciar recados que ficam girando em sua Área de trabalho até você decidir removê-los. Portanto, este programa é um “notificador de eventos”, pois avisa você sobre tarefas a serem concluídas.

TweetDeck

Fanáticos pelo Twitter seguem centenas de pessoas e sempre têm algo novo para compartilhar com seus seguidores. Se você é alguém assim e precisa de agilidade no gerenciamento de seus tweets (seja para enviá-los ou recebê-los), o TweetDeck é uma ferramenta obrigatória: ele exibe novas mensagens assim que elas são enviadas e permite a navegação completa pelo microblog sem a necessidade de tê-lo aberto no navegador.

TweetDeck

FlipToast

Você não vive sem o TweetDeck e sente falta de um programa com funcionalidade similar, porém com suporte ao Facebook? Pois o FlipToast é a ferramenta que você procura: ele permite o recebimento de notificações instantâneas da rede social, assim como o envio de mensagens e fotos – sem a necessidade de acessá-la pelo navegador.

SiteUp

Ultimamente não costuma ser algo frequente encontrar sites grandes fora do ar, todavia, muitas páginas de empresas pequenas ou de desenvolvedores de jogos apresentam momentos de indisponibilidade. A função do SiteUp é verificar os endereços que você desejar e exibir uma mensagem quando eles estiverem online novamente – fazendo você economizar, pelo menos, dez segundos de ansiedade enquanto a página não carrega.

InBox2 Desktop

Para minimizar o número de programas instalados no computador e, consequentemente, deixá-lo um pouco mais rápido, uma opção é escolher somente aqueles com suporte a mais de uma das possibilidades listadas neste artigo. O InBox2 Desktop é assim: exibe notificações do Twitter e do Gmail em um visual muito bacana, permitindo que você envie mensagens nos dois serviços, sem acessar seus sites para nada.

Orkut Cute

Na mesma linha do programa anterior, o Orkut Cute também apresenta suporte a mais de um serviço, porém requer o download de outro software para torná-lo funcional. Contudo, mesmo sem baixá-lo, ainda é possível acessar o Orkut por meio dele.

Por ser em português, você não deve ter muitas dificuldades para descobrir como operar adequadamente o programa. Sua interface é um pouco bagunçada, fazendo com que sua navegação não seja exatamente intuitiva. Apesar disso, ele garante o envio de recados sem a necessidade de abrir o navegador – o mesmo não pode ser dito a respeito das demais funções.

Google Reader Notifier

Quem acompanha sites apenas por meio de feeds RSS do Google Reader pode achar interessante o programa Google Reader Notifier: ele verifica novidades no serviço a cada cinco minutos e exibe uma mensagem alertando quantos itens ainda não foram lidos.

Entretanto, apesar de possibilitar que notificações sejam exibidas apenas quando grupos específicos recebam atualizações, o Google Reader Notifier não apresenta qualquer interface de leitura das notícias – ou seja, ele apenas alerta o usuário sobre novidades e usa o navegador para abrir o serviço.

Workrave

No seu trabalho não há um profissional da Educação Física responsável por fazer os funcionários da empresa realizarem exercícios de ginástica laboral? Então instale o Workrave e controle você mesmo suas pausas de trabalho!

Com ele, é possível saber quando você deve parar de digitar por alguns segundos para não sofrer lesões devido ao esforço repetitivo (LER), olhar para longe do monitor para descansar os olhos, alongar braços e pernas, entre outros avisos. Além disso, mesmo que você não saiba como realizar os exercícios, o Workrave exibe diagramas detalhados, permitindo sua correta execução.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.