Segurança na internet é uma preocupação crescente para os internautas, que são vítimas de golpes cada vez mais complexos.O roubo de senhas e logins é uma situação terrível pois o processo de recuperação dos dados roubados pode vir a ser bastante complexo, já que existem poucas formas de identificar de maneira confiável um usuário de internet.

Uma das mais recentes tentativas de tornar o mundo virtual mais seguro é a tecnologia OpenID, proposta pelo programador Brad Fitzpatrick, criador do LiveJournal. O sistema propõe a criação de uma identidade centralizada para cada usuário da rede mundial, de modo que a autenticação de sites seja feita através da leitura de um identificador de banco de dados com todas as informações relevantes, em vez do processo padrão de inserção de login e senha. Isto poupa recursos, pois diminui pela metade o número de dados diferentes a serem armazenados para identificar cada usuário.

O usuário precisa apenas escolher um provedor do sistema de segurança, baseado em seus próprios conhecimentos e no seu nível de confiança na página escolhida. Grandes nomes como AOL, Google, Flickr, Yahoo! e LiveJournal já estão providenciando o serviço, e a popularidade da tecnologia só tende a aumentar: alguns provedores estão fornecendo inclusive serviços de alta segurança, para efetuar até mesmo transações bancárias de forma segura e confiável.

A tecnologia centraliza informações sigilosas, mas não pertence a uma única empresa. Existem diversas entidades que fornecem serviços de segurança, e o usuário tem mobilidade entre os diversos provedores. Esta liberdade de escolha, o nível de personalização das propriedades específicas do serviço e a segurança fornecida pelos provedores mais confiáveis tornam OpenID uma tecnologia muito inteligente, que há de se tornar cada vez mais popular como uma interessante nova possibilidade.

Cupons de desconto TecMundo: