A Google divulgou nesta quinta-feira (10) o lançamento da versão de testes do Bazel, um sistema de código aberto que permite aos desenvolvedor criar e testar software em diversas plataformas, similar ao Make, Ant, Gradle, Buck, Pants e Maven.

De acordo com a empresa, o Bazel é o sistema utilizado para construir grande parte de seus aplicativos e é indicado para grandes projetos. Anteriormente, a Google construía seus softwares utilizando o Makefiles, um software mais lento se comparado com o Bazel.

O sistema é capaz de recompilar arquivos selecionados, em vez de projetos inteiros, além de evitar a re-execução de testes de códigos que não foram alterados. Assim, o processo de construção se torna mais rápido. Possui suporte a Java, Objective-C e C/C++; podendo ser estendida para suportar outras linguagens.

O Bazel está disponível em versão beta para Linux e OS X e pode construir apps em iOS e Android. O Google afirma que em breve deve acrescentar uma versão para Windows. Para maiores informações, acesse o FAQ no site oficial.

Cupons de desconto TecMundo: