Confira as novidades e correções presentes na nova versão do PHP e o que esperar da versão 6

2 min de leitura
Imagem de: Confira as novidades e correções presentes na nova versão do PHP e o que esperar da versão 6

Dia trinta de junho de 2009 foi lançada uma nova versão do PHP, a 5.3.0. Além de novas funções e operadores, o PHP 5.3.0 inclui também a correção de pouco mais de cento de quarenta bugs presentes nas versões anteriores. Segundo a equipe de desenvolvimento envolvida no projeto, esta nova versão foi a maior implementação já feita na série 5 do PHP.

Juntas, as correções e novas implementações devem melhorar a performance do PHP em até quinze por cento. Algumas funções, como a md5() e sha1(), tiveram modificações significativas, tornando-as mais rápidas e confiáveis. O tratamento de exceções também recebeu uma atenção especial, e agora está muito melhor.

Prepare-se para as novidades!A lista de novidades é bem grande. Algumas delas menores, quase imperceptíveis, e outras que tornaram a programação muito mais rápida e simples. Confira abaixo algumas das novas funções e também alguns problemas que foram resolvidos.

Garbage Collector

Esta novidade é para os desenvolvedores de aplicações comerciais, que precisam sempre utilizar o máximo da linguagem. Agora é possível ativar e desativar o garbage collector utilizando as funções gb_enable() e gb_disable().

MySQLInd

Esta nova biblioteca para acesso ao MySQL vem para substituir a libmuysql. As principais diferenças desta nova biblioteca é que ela consome menos memória e sua performance é significativamente maior, se comparada à antiga. Além disto, ela é integrada ao PHP, dispensando o uso de drivers.

 Namespaces

namespace MEUESPACO;
function Teste(){}
class ControlTeste {}

use MEUESPACO;
Teste();
new ControlTeste();

PHP agora possui suporte a namespaces, uma forma de encapsular itens.  As utilidades dos namespaces é evitar conflito entre o nome de variáveis da sua aplicação com as do sistema ou de programas feitos por terceiros. Existem, na verdade, dois tipos de namespaces: os comuns e os sub-namespaces.

Novo operador, SPL, phar...

O PHP ganhou um novo operador, o :?. Além disto, o SPL foi atualizado e recebeu diversas melhorias. Novas extensões foram adicionadas ao phar (PHP Archives).

Data e timezone

Algumas funções foram adicionadas para facilitar a coleta de informações quanto à timezone, como é o caso da timezone_location_get(). Além disto, "this week", "previous week"/"last week" and "next week" agora dizem respeito à semana em si, e não aos setes dias que cercam a data atual.

Funções Anônimas

Funções agora não precisam ter um nome específico. Para serem usadas como parâmetro de funções de callback, estas funções anônimas são muito úteis, mas é claro que elas podem ter outras utilidades.

php
$v = function($nomezinho)
{
echo(Digitou:.$nomezinho);
};
$v (Oi);
$v (Baixaki);
?>


QUE VENHA O PHP 6

O PHP 6 já está em desenvolvimento, e os responsáveis prometem diversas funções novas e muitas outras melhorias naquelas já existentes. Uma das possíveis novidades que está dando o que falar em fóruns e sites, é o suporte a Unicode.

Serão permitidas funções, indicadores, variáveis e até literais Unicode.

 

Unicode!

Além disso, processos como magic_quotes e register_globals serão aposentados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.