A Hewlett-Packard (HP) deverá pagar até 150 euros (R$ 775) para cada consumidor no Brasil e na Europa por falta de incompatibilidade dos cartuchos e tonner não-HP nas impressoras que receberam a atualização de sistema de “Segurança Dinâmica”, afirma a organização europeia de defesa do consumidor Euroconsumers.
O episódio conhecido como "Printgate" gerou uma indenização de US$ 100 a US$ 150 nos Estados Unidos, com um valor total de US$ 1,5 milhão. A Euroconsumers quer que proprietários de impressoras HP na Itália, Bélgica, Espanha e Portugal também recebam a compensação.
"De acordo com o acordo firmado entre a HP e a Euroconsumers, a companhia concordou em estabelecer um fundo de até US$ 1,35 milhão para pagamento de indenização a certos proprietários de impressoras”, afirma a organização de defesa dos consumidores.
O update do sistema tinha como objetivo atualizar a experiência e manter a integridade dos sistemas de impressão. Após a instalação do firmware, o dispositivo HP impedia o uso de cartuchos vendidos por terceiros que não tivessem um chip HP ou circuito eletrônico nas impressoras.
Os consumidores não foram informados dessa incompatibilidade quando atualizarem seus sistemas ou compraram os produtos com a “Segurança Dinâmica” instalada.
Dessa forma, ficaram impedidos de tomar uma decisão consciente sobre a aquisição da impressa HP. A empresa lançou uma nova atualização removendo o recurso de muitos modelos afetados pelo problema.
Quem deve receber a indenização da HP
(Fonte: HP/Divulgação)
Os proprietários de impressoras HP das linhas OfficeJet Pro ou PageWide Pro entre 1º de setembro de 2016 e 17 de novembro de 2022 devem preencher o formulário de reclamação até 6 de março de 2023.
O Brasil foi incluído na petição inicial da Euroconsumers em maio de 2021. No entanto, diferente dos países europeus, não houve um acordo específico para que os consumidores brasileiros possam ser compensados.
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