Microsoft patenteia roupa magnética para interações com objetos em VR

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Os aparelhos de realidade virtual vêm evoluindo bastante ao longo dos últimos anos, e com dispositivos como o Oculus Rift e o HTC Vive, já é possível vivenciar simulações de altíssima qualidade e “traduzir” muito bem os nossos gestos reais para os mundos digitais dos jogos. Iniciativas como a de esteiras omnidirecionais e roupas com múltiplos motores hápticos tentam aumentar a imersão, mas um aspecto ainda não foi solucionado: como tornar a nossa interação direta com objetos virtuais mais realista, impedindo que nossos dedos “atravessem” paredes ou objetos que deveriam ser sólidos? É isso que a nova patente da Microsoft pode solucionar.

A empresa de Redmond submeteu documentos para uma tecnologia chamada de Atuador Magnético Flexível. A novidade usaria duas camadas de eletroímãs flexíveis – possivelmente costurados em algum tipo de tecido, como em luvas ou trajes completos – em juntas como as dos dedos ou cotovelos para limitar o movimento dos nossos corpos reais quando estivéssemos tocando ou interagindo de alguma forma com itens dentro de uma simulação.

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Os ímãs sobrepostos poderiam ter seus níveis de atração variados dinamicamente, permitindo aumentar a resistência dos movimentos ou até interrompê-los totalmente em determinada direção. Assim, seria possível imitar a sensação de contato com materiais com diferentes níveis de resistência, chegando a sólidos concretos. Caso se torne real, a novidade seria um passo interessante na direção de trajes VR como os vistos em “Jogador Nº1”, mas como esse ainda se trata apenas de um pedido de patente, o processo ainda deve levar bastante tempo se realmente for levado adiante.

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